Feijoada: além de uma delícia, prato que é a cara do brasileiro também é rico em nutrientes

Se pararmos para pensar nos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, com certeza a feijoada será sempre lembrada pelas pessoas. O prato tem a identidade forte representada através do feijão-preto e daquele sabor atraente e inesquecível, perfeito para ocasiões de diversão com a família e os amigos no final de semana. Falando em data, a herança do Brasil colônia e suas tradições instituíram que quarta e sábado são os dias semanais da feijoada. Mas, cá entre nós, qualquer dia casa bem com uma boa feijoada.

A história desse prato também é marcante: a feijoada foi criada no Brasil em pleno período da escravidão, quando os escravos recebiam as partes que sobravam do porco, como orelhas, rabos ou pés. Esses pedaços eram unidos e cozidos com feijão. 

Muitos gostam de dar um toque especial na feijoada. Alguns retiram alguns ingredientes tradicionais e seguem ao seu gosto e outros já preferem o prato da forma raiz, sem faltar nenhum componente habitual na elaboração.

O valor nutricional

Você sabia que além de apetitoso, a feijoada faz bem? A nutricionista do Grupo Mateus, Paula Talita, explica que dentre os ingredientes que compõem o prato, o feijão-preto é uma das leguminosas mais nutritivas, é rica em ferro, ácido fólico, vitamina B1, potássio e fibras que auxiliam diretamente no bom funcionamento do intestino.

A profissional recomenda que, na hora de montar o prato de feijoada, é fundamental haver equilíbrio entre os ingredientes consumidos, acrescentando, além do feijão, arroz, carnes e farofa ao prato. “Tendo esses cuidados, o prato não fica tão pesado”, orienta.

A nutricionista recomenda, ainda, dar preferência aos temperos e componentes naturais. O consumo da laranja, conhecida coadjuvante do prato de feijoada, é super indicado, pois auxilia na digestão. Já a couve cozida ao vapor é rica em nutrientes e torna a refeição ainda mais nutritiva.

Para quem ficou com água na boca, uma dica: o Spazio Mateus realiza, todos os sábados, a feijoada tradicional, preparada com ingredientes frescos e cuidadosamente selecionados. O buffet é oferecido a partir das 12h, no Restaurante Cuore, na Cohama.

Foto: Freepik