Em audiência na Assembleia, Governo apresenta resultados das metas fiscais de 2019/2020

Em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (23), servidores da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), apresentaram os resultados fiscais de 2019/2020 para a Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Maranhão, bem como as demonstrações e avaliações de metas fiscais do Governo do Estado referentes ao terceiro quadrimestre de 2019 e ao primeiro, segundo e terceiro do exercício financeiro de 2020. 

De acordo com o secretário-adjunto do Tesouro e Contabilidade da Seplan, Marcello Duailibe, que na oportunidade representou a secretária Cynthia Mota Lima, foi um ano bastante desafiador, diferente para todos que cuidam das finanças públicas. “Mesmo diante desse cenário de pandemia, conseguimos, em nossa avaliação, superar esses desafios e atingir as metas lá do início do ano de 2019, quando planejamos o ano de 2020. Tivemos o primeiro impacto, em 2020, onde as receitas caíram bruscamente, situação a qual foi preciso buscar alternativas e um controle muito forte da despesa e uma racionalização dos gastos muito intensa, para que a gente pudesse atingir os resultados e cumprir com os indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal, sempre prezando pela responsabilidade social, associada à responsabilidade fiscal. E claro, o segredo de tudo é o planejamento”, enfatizou o secretário-adjunto. 

Já o superintendente de Contabilidade da Seplan, Leonardo Aquino, que foi o responsável pela apresentação detalhada dos dados, destacou que, apesar da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado conseguiu manter o equilíbrio financeiro. “As adversidades continuam sendo muitas, mas com trabalho, compromisso, esforço e dedicação, nós conseguimos manter esse equilíbrio financeiro, que é de fundamental importância para o Estado”, frisou. 

Participaram ainda da reunião, os deputados Ariston Ribeiro (Avante), Socorro Waquim (MDB), e César Pires (PV).

O deputado estadual Roberto Costa, que é presidente da Comissão, disse que a exposição da equipe técnica da Seplan foi condizente com a realidade. “Essa prestação de contas é uma determinação constitucional e a explanação dos dados foi bastante detalhada, demonstrando bem como o Governo se posicionou em meio à pandemia, mantendo o equilíbrio fiscal. Continuaremos exercendo o nosso papel de fiscalizador”, destacou Roberto Costa.

A equipe da Seplan também foi composta pela contadora geral do Estado do Maranhão, Tânia Regina; o analista de Contabilidade, Madson Lima; a coordenadora de Gestão Estratégica, Mayara Viana, as estagiárias de contabilidade Juliana Barros e Klicia Castro, e a trainee, Anna Clara Silva.