Giro de Noticias

Detran lança Semana Nacional de Trânsito no Maranhão

“Eu costumava sair aos finais de semana com os amigos para tomar cerveja. Em uma dessas saídas sofri um acidente e retornei para casa sentado em uma cadeira de rodas”. O relato é de Wilame Damasceno, que sofreu um acidente de trânsito em 2009, ao fazer a perigosa combinação entre álcool e direção. 

Cadeirante, desde então, Wilame atualmente exerce a função de educador para o trânsito no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), e nesta segunda-feira (18) participou de uma das atividades que marcaram o lançamento da Semana Nacional de Trânsito 2023. 

“O que mais tira vidas de motoristas e pedestres é o álcool e a direção. Essa é uma semana para refletir e mudar. É preciso respeitar o próximo, respeitar as leis de trânsito e usar os dispositivos de segurança, como capacete e cinto”, avalia Wilame. 

A cerimônia de lançamento da Semana foi realizada no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no bairro Calhau, em São Luís. Representantes do Detran/MA, da Polícia Militar do Estado (PMMA) e demais entes do Sistema de Segurança Pública participaram da solenidade de lançamento. 

“Vamos fazer várias ações educativas em todo o estado, junto à Polícia Militar, com o BPRv [Batalhão de Polícia Militar Rodoviária Estadual], com ações educativas para conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Estamos todos unidos em um único objetivo: reduzir acidentes e salvar vidas”, reforça o diretor-geral do Detran/MA, Heverton Pereira. 

A Semana Nacional de Trânsito é desenvolvida anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, e é composta por ações em todo o país, com o objetivo de conscientizar diversos agentes, sejam eles condutores, ciclistas, passageiros ou pedestres. Este ano, o tema escolhido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a campanha é “No Trânsito, Escolha a Vida!”. 

Ainda neste mês de setembro, o Detran-MA intensificará, em todo o estado, diversas ações educativas, tais como: palestras, blitzes educativas de trânsito, abordagens em espaços públicos, entre outras. A iniciativa envolve instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais (ONGs) e toda sociedade civil.

Dados do Detran/MA apontam que, de janeiro a dezembro de 2022, mais de 1.100 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Maranhão, sendo que mais de 70% desses óbitos foram de motociclistas. Ainda segundo o Departamento, somente de janeiro a maio deste ano, quase 400 pessoas morreram em estradas maranhenses, sendo que a absoluta maioria dos acidentes fatais (73.62%) envolviam motocicletas.    

“É muito importante o lançamento dessa campanha para conscientizar as pessoas a dirigir com mais segurança, usar equipamentos de segurança ao dirigir seu veículo, sua motocicleta, e, assim, evitar acidentes e perdas de vidas no trânsito”, pontua o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP/MA), Maurício Martins.  

Ações educativas e videomonitoramento

O lançamento da Semana Nacional de Trânsito 2023 no Maranhão foi marcada pela apresentação da esquete dramática “Todo mundo tem direito à vida, todo mundo tem direito igual” – que contou com a participação do servidor Wilame Damasceno. Durante o evento, foi anunciado um convênio firmado entre o Detran/MA, SSP e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) – órgão responsável pela sinalização e fiscalização em vias estaduais – para garantir o videomonitoramento nas estradas estaduais. 

“Vamos começar por São Luís, na MA-203, no Araçagy, ainda esse mês. Acreditamos que com radar e videomonitoramento nós vamos reduzir o número de acidentes”, explica o diretor do Detran/MA, Heverton Pereira. 

O presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou a integração com demais entidades na promoção da campanha no Maranhão. “O momento é de coesão de todos os organismos e sociedade, pelo respeito às leis, prevenção de acidentes e preservação da vida. Temos reiterado os esforços para garantir a promoção de medidas que reduzam os índices de acidentes nas estradas maranhenses”, concluiu Adriano Sarney.