Giro de Noticias

Defensoria Pública do Maranhão e parceiros comemoram Dia do Idoso com vasta programação em São Luís

Exposições de arte, oficinas, apresentação de corais, aulas de dança, orientação jurídica, massoterapia e muita emoção marcaram as comemorações, nesta quinta-feira (06), pelo Dia Estadual, Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado oficialmente em 1º de outubro, na capital maranhense. A programação especial, realizada na unidade Sesc Deodoro, ocorreu durante o encontro da Rede Maranhense de Proteção à Pessoa Idosa (Remadi), cujo tema foi “A idade não me limita”.

O evento foi idealizado pela Defensoria Pública do Estado, por meio do Ciapvi (Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa), e contou com a correalização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

“Hoje foi um dia de muita alegria, e era exatamente o que a gente queria proporcionar aos nossos idosos e idosas, pois a idade não deve ser medida como fator de impedimento para nada. Quando alguém sofre discriminação e preconceito por causa da idade ou do envelhecimento, isso é classificado como ‘etarismo’, que é o que estamos buscando combater”, enfatizou Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi.

O apoio das entidades articuladoras também foi essencial para que o evento fosse realizado: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI); Fórum de Entidades Maranhenses de Defesa da Pessoa Idosa (Femadi); e Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima).

Toda a programação foi desenvolvida a partir do trabalho voluntário dos parceiros da instituição: Renadi-MA (órgãos e entidades); Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema); UNABI (UEMA); Thinael Escola de Música; Faculdade de Ciências e Saúde (Edufor); Programa de Aposentados (PAI); Associação De Arteterapia Do Maranhão (AAMA); Escola de Dança Expressar; Jainara Alves; e Consultoras Mary Kay.

“O nosso papel é transformar a realidade, garantindo os direitos dos idosos maranhenses, por isso esse evento de hoje foi tão significativo e emblemático”, destacou o defensor público Vinícius Goulart, do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa.

“Seguimos ainda mais convictos da nossa missão, sabendo que ao lado temos órgãos, entidades e movimentos comprometidos com a transformação social. É preciso respeitar as pessoas idosas em sua plenitude!”, ressaltou o também defensor público da Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa.