Educação

Cursos na área da saúde são os mais procurados por estudantes que ingressam na graduação 

A pandemia colocou em evidência algumas especializações na área da saúde. Atualmente, observa-se um maior interesse por cursos de graduação como medicina, enfermagem, biomedicina e psicologia. Dia 28 de abril, é o Dia da Educação e uma pesquisa desenvolvida pelo Google aponta que 34% dos estudantes que querem ingressar no ensino superior em 2023 pretendem se matricular em cursos da área de saúde. Em seguida, aparecem os cursos de Humanas, com 22%, e Negócios, com 19%. 

Para a coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Dra. Denise Priolli, o aumento do interesse por esses cursos foi provocado, especialmente, pela valorização desses profissionais, durante a pandemia. “O campo de trabalho na área da saúde ganhou destaque com a pandemia e a telemedicina abriu novas oportunidades de atuação. É válido ressaltar que o autocuidado e a busca pela qualidade de vida têm sido bandeiras levantadas pelas gerações atuais, o que afeta diretamente na procura de profissionais da área. Com discussões sobre doenças e tratamentos cada vez mais em evidência, aumenta também a exigência na qualificação de profissionais”, pontua.

Nesse sentido, é importante estar atento sobre qual instituição escolher e analisar alguns critérios, como referências sobre a qualidade do ensino, se há cadastro no Ministério da Educação, se participa das principais provas de avaliação e se realiza com frequência os exames de proficiência que medem o desempenho dos alunos nos últimos semestres. 

Para a coordenadora, a população está mais atenta à importância de consultas periódicas com diferentes profissionais, diagnósticos e exames adequados e hábitos de vida saudáveis. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o segmento de planos de saúde manteve o crescimento e, em dezembro de 2022, o setor totalizou 50.493.061 usuários em planos de assistência médica, o maior número desde dezembro de 2014. 

Os cursos de saúde têm duração de seis a doze semestres, como o de Medicina na Faculdade Pitágoras que dispõe de infraestrutura completa. Como parte da estratégia de ESG da instituição, o corpo discente, supervisionado por professores, participa do atendimento de saúde à população, em ações que contemplam a comunidade local, o que proporciona aos alunos a vivência prática da profissão e o contato com a especialidade que deseja seguir, desde a primeira semana de aulas, afinal “Medicina também é arte” – finaliza a coordenadora. 

Sobre a Faculdade Pitágoras    Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.