Giro de Noticias

Curso sobre sustentabilidade no trabalho para equipes terceirizadas terá nova turma neste sábado (22)

Funcionários e funcionárias das empresas que prestam serviços terceirizados no Tribunal de Justiça do Maranhão participam, neste sábado (22), de mais uma etapa do projeto Sustentabilidade no trabalho o que eu tenho a ver com isso?, promovido pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM). A próxima turma acontece no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), das 8h às 12h, reunindo equipes de empresas terceirizadas que atuam nas unidades da Comarca da Ilha de São Luís e do Segundo Grau do Poder Judiciário do Maranhão.

A iniciativa, que tem o appoio da Diretoria Geral, Cooodenadoria de Apoio Administrativo e da Coordenadoria Estaual da Mulher (CEMULHER TJMA),  faz parte dos esforços empreendidos pelo Judiciário maranhense para fomentar ações formativas visando à mudança de mentalidade e a disseminação de valores de responsabilidade socioambiental dos quadros de pessoal auxiliar. Outras duas turmas já foram capacitadas em edição anterior do curso, realizada no último sábado (15).

O presidente do Núcleo Socioambiental, desembargador Jorge Rachid, explica que o Poder Judiciário pretende ser um modelo em sustentabilidade e isso só é possível mediante a participação de todos os colaboradores e colaboradoras, que estão na ponta. “Os terceirizados e terceirizadas são uma categoria que deve ser respeitada e valorizada, visto sua importância não só como público interno, mas também pelo atendimento à comunidade”, disse o magistrado.

Participa como formadora, a servidora Vitória Colvara – membro do núcleo socioambiental do TJMA, bacharel em Direito, pesquisadora dem Direito Ambiental, especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior com ênfase em Impactos Humanos sobre o Meio Ambiente.

Equipes especializadas da CEMULHER atuam na formação, orientando os funcionários e funcionárias sobre a temática da Violência doméstica e familiar contra as mulheres – formas de prevenção, enfrentamento, legislação, órgãos de proteção e conscientização.