Contribuição sindical patronal é essencial para manter a representação empresarial

– A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) estimula o associativismo das empresas industriais ao promover campanha anual de sensibilização para que empresários continuem colaborando com seus sindicatos. Atualmente, existem 27 sindicatos patronais filiados à FIEMA. A contribuição sindical é essencial para manter a representação das empresas do setor.

A contribuição aos sindicatos patronais torna possível atividades de organizações representativas na defesa de interesses e na representação em agências e fóruns governamentais. Além disso, há benefícios como a oferta de capacitações, treinamentos, palestras, intercâmbios, pesquisas e consultorias. A cooperação entre sindicatos e empresas impulsiona novos negócios e isso gera maior desenvolvimento econômico para o estado.

“Hoje, a contribuição sindical é voluntária. Em 2017, com a reforma trabalhista, ela deixou de ser obrigatória, mas a Federação das Indústrias todos os anos, a partir de dezembro, faz uma campanha muito forte para sensibilizar os empresários dos benefícios de fortalecer o associativismo”, declarou José Alberto Aboud, assessor técnico executivo da FIEMA.

O sindicato patronal industrial é o representante legal das empresas do setor nas mais diversas questões relacionadas à indústria. Portanto, ser sindicalizado é fundamental para a competitividade da empresa associada.

Jorge Fortes, presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (SINDIBEBIDAS), ressaltou a importância de os empresários entenderem a vinculação do seu empreendimento à FIEMA. “A Federação é o nosso braço no Congresso Nacional, já que a FIEMA integra a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que discute no Brasil as políticas que norteiam o setor”.

Alguns dos projetos que o SINDIBEBIDAS trabalha atualmente estão em dois segmentos principais: destilados (cachaça de alambique, tiquira e gim) e na regulação e controle das águas envazadas. “Tudo isso surgiu a partir de projetos que o SINDIBEBIDAS tem trabalhado buscando organizar cadeias produtivas, aumentar a formalização das empresas e garantir a entrega de produtos com maior qualidade aos consumidores”, explicou Fortes.

Para emissão da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU), os empresários podem enviar e-mail para joseaboud@fiema.org.br ou entrar em contato pelo telefone (98) 3212-1826. A tabela da contribuição social de 2024 pode ser encontrada em: https://www.fiema.org.br/uploads/midia/17898/_L4X91EoEEAZPwAPgWuk-oW0U9QbOyvS.pdf.