.

Construção da Ponte Boca Rica avança no Iguaíba

Mais uma obra de melhoria da mobilidade está sendo realizada pelo Governo do Estado, desta vez na zona rural. Trata-se da Ponte Boca Rica, que está sendo construída na comunidade Iguaíba pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar.

As estacas para fundação já estão prontas. A próxima fase é a instalação das ferragens para execução da viga-berço, que faz parte da superestrutura da Ponte estando localizada na parte lateral. “É esta viga que sustenta as chamadas longarinas, peças que se situam ao longo da estrutura”, explica o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

A Ponte Boca Rica terá medidas de 12m x 5,5m. A estrutura será construída em concreto armado, com guarda-corpo nos dois lados, ou seja, muretas de proteção para pedestres, também em concreto, com altura de 1 metro.

A Ponte irá permitir a travessia sobre o Rio Grande com a segurança necessária, visto que esse trajeto era feito por meio de uma estrutura frágil construída pelos próprios moradores utilizando troncos de árvores e elementos metálicos inadequados. “Essa foi a maneira que eles encontraram para atravessarem o rio, mas é uma situação que chega a ser perigosa, sobretudo para crianças e pessoas mais velhas”, alerta Lívio Corrêa.

O presidente da AGEM acrescenta que, para permitir a mobilidade até que a Boca Rica seja finalizada, foi feita uma estrutura em madeira provisória, entretanto com total segurança. “Trata-se de uma área em que há bastante circulação de pessoas, então foi primordial que fosse disponibilizada uma estrutura para essa passagem”, finaliza Lívio.