Conheça a trajetória da Ana Carolina Reis, profissional que iniciou a carreira como estagiária e hoje é superintendente do Grupo Equatorial

A etapa do estágio proporciona aos estudantes várias vantagens na formação, como aprendizado, experiência profissional e desenvolvimento pessoal. Este formato de programa é, sem dúvida, uma grande oportunidade para descobrir ou desenvolver novos talentos, que são qualificados internamente e mapeados para oportunidades de vagas efetivas na empresa onde estagiam. Não é raro, aqueles que iniciam estagiando, obterem oportunidade de serem contratados como colaborador na empresa, construindo uma carreira progressiva, como é o caso da atual Superintendente de Desenvolvimento de Gente e Saúde do Grupo Equatorial.

São 12 anos de história que Ana Carolina Cavalcante Reis tem com o Grupo. O primeiro contato dela com a empresa foi em 2008, quando ingressou através do Programa de Estágio. “No início, eu fazia atividades administrativas, organizando as vagas em aberto e analisando as oportunidades de melhoria no processo de recrutamento e seleção da empresa. Após alguns meses desempenhando essa função, outra vaga de estágio surgiu na mesma área em que eu atuava dentro da organização. Foi então que migrei de processo, pois enxerguei uma oportunidade de ampliar meu desenvolvimento, reforçando outros conhecimentos que adquiri na faculdade”, explica. 

Na nova função, começou a atuar na implantação de procedimentos de organização e remuneração, apoiando a então analista de recursos humanos a reorganizar os processos da área e remodelar a estrutura da empresa através de um novo desenho organizacional. Após dez meses de experiência como estagiária, passou a ser colaboradora no cargo de analista de RH em 2009. A partir desse progresso, atuou em processos importantes na área, tornando-se referência junto à sua equipe. Visando alçar voos mais altos, participou em 2011 do Programa Trainee do Grupo Equatorial, quando este abriu oportunidade para colaboradores da empresa participarem do processo seletivo. Ana Carolina passou por todas as etapas, chegando ao final do processo seletivo, porém, não foi selecionada. Apesar de não entrar para o time de trainees do Grupo Equatorial em 2011, participar do processo seletivo trouxe à Ana Carolina uma boa visibilidade dentro da empresa. “Foi a partir desta tentativa que meu então gestor imediato pode identificar em meu perfil a capacidade e habilidade para atuar em outros processos na área de Gente”, afirma a Superintendente.  

Posteriormente, foi convidada a assumir a posição de analista de Qualidade da Gestão, função que desempenhou até 2012. Ainda neste ano, surgiu uma oportunidade como Executiva – posição de coordenação no Grupo Equatorial – e então foi convidada a assumir o cargo de Executiva de Remuneração e Benefícios, posição na qual trabalhou por quatro anos. Em 2016, já com experiência consolidada na área de Gente e Gestão, Ana Carolina assumiu o cargo de Gerente de Organização e Remuneração. Esta promoção lhe deu a oportunidade de atuar numa posição coorporativa, onde foi possível construir diretrizes de Recursos Humanos para todo o Grupo Equatorial.

Já em 2018, foi convidada a assumir a área de Gente e Gestão da distribuidora do Pará, ainda como gerente. Neste novo desafio, participou da reorganização dos principais processos do setor na distribuidora. Em 2020, a Diretoria de Gente e Gestão do Grupo Equatorial passou por uma reestruturação e, a partir disso, foram criadas duas superintendências. A partir desta mudança, Ana Carolina foi convidada a atuar como Superintendente de Desenvolvimento de Gente e Saúde. “Hoje meu escopo de trabalho prevê a definição de diretrizes de capacitação, desenvolvimento, saúde e endomarketing para o Grupo Equatorial, assim como a garantia da operação padronizada de Gente e Gestão em todas as unidades de negócio da Grupo”, ressalta Ana Carolina sobre suas funções atuais. 

Para ela, o Programa de Estágio foi um grande auxiliador no desenvolvimento de habilidades profissionais e na aquisição das primeiras noções sobre como trabalhar numa grande empresa. Além disso, os valores e princípios do Grupo Equatorial a ajudaram a construir uma carreira sólida. “Por meio do estágio, tive a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais, que possuem uma vontade genuína de fazer a diferença na empresa. Foi uma fonte de inspiração muito grande e que impactou em toda a minha carreira. Aprendi na prática e de forma estruturada como é atuar no mercado de trabalho”, completa.

Programa de estágio da Equatorial:

Segundo dados da Equatorial Maranhão, entre os anos de 2019 e 2020, 42% dos estagiários foram contratados como colaboradores da empresa ao término do estágio. Nos últimos 15 anos a distribuidora já contratou mais de 800 estagiários, por meio deste programa e muitos já ocupam cargos de liderança dentro da empresa. Somente neste início de ano, 08 estagiários foram contratados.

As inscrições para o programa foram abertas em março, com vagas em várias áreas profissionais. Os interessados podem realizar inscrição até dia 14 de abril, através do link: https://equatorialestagio.across.jobs/. Na plataforma também será realizado todas as etapas da seleção.