Comprar ou alugar um carro: o que compensa mais?
Hoje em dia existe a possibilidade de alugar um carro, caso você não tenha o dinheiro para comprar o seu próprio.
Os veículos tiveram uma alta em seus preços e acaba fazendo com que muitos sejam impossibilitados de arcar não só com o preço, mas com todos os outros custos que envolvem manter um carro.
Pensando nisso, surge a dúvida se compensa comprar ou alugar um carro. Confira as possibilidades e avalie o que é melhor no seu caso!
O que é o aluguel de carros?
É possível que se faça o aluguel de um carro por um, dois dias, três ou mais. Existe ainda o sistema de carro por assinatura, em que você fica com o veículo todo mês por um certo valor.
A cobrança geralmente é feita por diária e o pagamento que a maioria das empresas apenas aceita o cartão de crédito para pagamento.
Os aluguéis de carro são ideais para pessoas que querem fazer viagens rápidas ou então querem “ter” um carro sem ter que realmente possuí-lo.
Isso porque muitas pessoas acabam contratando os aluguéis de carro anuais, existem até mesmo contratos de 3 anos.
Quais as diferenças de comprar um carro?
A principal vantagem em alugar um carro – para algumas pessoas – é que existe a possibilidade de escolher uma marca ou modelo para experimentar durante um período.
São diversas opções para escolher e você pode andar com um carro diferente quando quiser, mas, é claro, seguindo as normas da empresa com a qual está alugando.
Além disso, você não precisará arcar com os gastos do veículo além da gasolina, o que acaba sendo uma grande economia para as pessoas.
Alguns reparos também não são de sua responsabilidade, o que acaba sendo muita vantagem.
E, apesar de você precisar pagar mensalmente, o valor ainda assim é mais barato do que comprar um carro.
Outro bom ponto é que não terá que lidar com burocracias e documentos do carro, já que ele é mais responsabilidade da empresa do que sua.
É uma forma de economizar também, já que a mensalidade é mais em conta do que arcar com a parcela de um veículo, pelo menos a curto prazo.
Quais as vantagens de comprar um carro?
Mas se você quer ter algo seu e personalizado, pode preferir a opção de comprar o seu carro.
A personalização pode envolver encapar o carro, colocar um som diferente, trocar pneus, instalar calotas diferentes ou até mesmo colocar insulfilm.
A responsabilidade se torna maior, mas a sensação de ter algo só seu, é muito gratificante.
Outro ponto positivo é que o carro estará sempre a postos em qualquer emergência ou momento que você precisar.
Seguro do carro aluguel X carro próprio
Tratando-se de um carro próprio, você será o responsável por ir atrás do seguro. Então terá que fazer a cotação, pesquisa e contratação por conta própria.
Já por outro lado, alugar um carro para poder usar por qualquer quantidade de tempo, não vai necessitar ser feita a contratação ou pagamento do seguro, e isso será responsabilidade da empresa de aluguel.
O valor do seguro que eles contratam para o seu carro em específico estará embutido e diluído no valor da sua mensalidade.
Como escolher a opção ideal?
Para escolher se comprar ou alugar está compensando mais para você, é necessário analisar todos os pontos que envolvem esses dois pontos, sendo financeiro e responsabilidades.
Caso sinta que precisa ter um carro para atingir as suas necessidades diárias da rotina, é hora de pensar se você tem o financeiro para comprar ou alugar.
Se a questão da personalização for importante para você, talvez um carro próprio seja a melhor opção.
Mas se você prefere a flexibilidade de não ter que se preocupar com manutenções, seguro ou então quer testar diferentes modelos ou marcas.
Coloque na ponta do lápis todos os gastos que envolvem o aluguel e a compra de um carro, compare e analise de acordo com a situação atual que você está vivendo.
Não pense apenas no momentâneo, pense também a longo prazo e como você pretende investir esse dinheiro, se será alugado ou comprando um carro.
Entenda as suas necessidades principais para fazer a melhor escolha de serviço para você, dessa forma fica muito mais fácil de tomar uma decisão.
Texto de Jeniffer Elaina