Giro de Noticias

Como melhorar a sustentabilidade de seu negócio

É inevitável que, ao iniciar um negócio, o responsável pelo empreendimento pense apenas em maneiras de aumentar os resultados. Contudo, a sustentabilidade também deve estar nas pautas da companhia, afinal, trata-se da saúde do planeta que, por sua vez, é importante em qualquer esfera.

Atualmente, a sustentabilidade tem sido um assunto bem recorrente, principalmente para as pequenas empresas.

Por meio da preservação do meio ambiente, empresários relatam muitos benefícios e, parte deles, é a redução de gastos. Para isso, é importante monitorar os números após aplicar a sustentabilidade no negócio, com licenças ambientais prévia, instalação e operação, para que os novos hábitos sejam realizados corretamente.

Através de uma boa gestão ambiental, a empresa passa a ser mais valorizada no mercado de trabalho, e consequentemente, haverá uma facilidade maior para fechar contratos com grandes corporações.

Podemos considerar que a sustentabilidade pode ser uma porta de entrada para que os pequenos negócios desenvolvam atividades mais lucrativas, e além disso, crie um alto valor social e aprenda a utilizar os recursos naturais de maneira racional.

Ao contrário do que alguns pensam, é possível sim, obter lucro preservando o meio ambiente. A prova disso é que existem até maneiras de contratar serviços para auxiliar nesse processo sustentável, que é o caso de uma assessoria ambiental, que conta com profissionais capazes de facilitar o desenvolvimento sustentável da empresa.

Para os empresários, a sustentabilidade está se tornando uma opção que possui vários benefícios, algumas dessas vantagens estão em torno da economia, pensar e agir de forma sustentável, para contribuir com a preservação do planeta, e além disso, cuidar da qualidade de vida das próximas gerações.

Considerando o grande número de comércios e indústrias no Brasil, a preservação do meio ambiente é um dos fatores mais significativos quando a empresa está prestes a desenvolver campanhas para melhorar os resultados.

Contudo, é importante que o seu negócio também esteja em dia com as questões ligadas ao governo, então, não hesite pesquisar por “certidão de esgotamento sanitário preço” no Google, por exemplo, para renovação de licença de operação.

Quando se trata de sustentabilidade em esferas empresariais, podemos considerar que se trata de um conjunto de ações que visam, principalmente, a saúde do planeta e melhorar a gestão da empresa.

Através da sustentabilidade, o gestor responsável também terá um impulsionamento nos resultados e isso, é um dos grandes objetivos de uma empresa se não o maior.

Antes de tudo, é interessante que o dono do negócio saiba qual a importância da sustentabilidade no mundo, e além disso, o seu papel nas empresas. Para isso, há estudos de impacto ambiental que mostram as consequências positivas ou negativas de um projeto sustentável.

Até então, sabemos como a sustentabilidade pode ser benéfica para um negócio e, dependendo do caso, manter os hábitos de preservação ambiental dentro de uma empresa é também uma ótima maneira de continuar fazendo o papel com o planeta e continuar com números positivos.

Por que pensar de forma sustentável?

No mundo dos negócios, é preciso ter um pensamento avançado para se diferenciar dos iguais, para isso, a sustentabilidade vem sendo, além de uma opção para cuidar do nosso ecossistema, uma maneira também de ser vista positivamente no mercado de trabalho.

Estar preocupado com as próximas gerações, é uma maneira de mostrar que a empresa também está cumprindo com o seu papel social. Isso contribui para que a marca tenha mais valorização, e estimula um pensamento mais positivo do público sobre a companhia.

Já é possível observar como o público tem aceitado bem quando uma grande marca inicia uma campanha voltada para preservação ambiental, ou seja, é extremamente viável melhorar ou começar a aplicar hábitos sustentáveis dentro do seu negócio.

No geral, as principais vantagens de ter a sustentabilidade nos hábitos administrativos de um negócio são:

? Ter uma imagem positiva com o público-alvo

? Economia, e reaproveitamento de recursos;

? Preservação das condições ambientais;

? Um futuro melhor para as próximas gerações;

? Satisfação dos colaboradores por agir ecologicamente de forma correta.

Compreendemos até aqui que, de fato, é importante pensar de forma sustentável para que o negócio seja impulsionado.

Logicamente, há formas mais diretas que trazem resultados rapidamente, apesar de passar por procedimentos semelhantes a um gerenciamento de resíduos de saúde, porém, é importante pontuar que a sustentabilidade não é apenas uma maneira de conseguir mais lucros, e sim, um papel obrigatório que todas as empresas devem ter com o planeta.

Mas afinal, como é possível melhorar a sustentabilidade do seu negócio? É simples, basta ter os seguintes hábitos que serão citados abaixo, e você estará fazendo a sua parte para o bem do nosso lar.

Reaproveitando a água da chuva

Atualmente as empresas contam com uma gama de opções de sistemas de captação de água de chuva, que por sua vez, são viáveis tanto do ponto de vista econômico quanto funcional. É recomendado que o reaproveitamento da água seja para fins não potáveis.

Contudo, é preciso entender também quais são os aspectos de sustentabilidade mais importantes no seu segmento. Ou seja, é preciso saber se é muito utilizado a energia, ou se estão desperdiçando muitas matérias primas.

A água reaproveitada pode ser usada para manutenção das instalações, ou dependendo do caso, pode ser utilizada também nas tarefas de limpeza, com a lavação de áreas externas. Com isso, pode ser considerado desenvolver um relatório de impacto ambiental construção civil para acompanhar melhor a evolução da empresa na organização.

É possível utilizá-la no sistema de descarga dos sanitários, que são amplamente usados pelos funcionários. Isso é ainda mais útil quando a empresa tem uma quantidade grande de colaboradores.

Atualmente, a água vem sendo instrumento de uso principalmente nas áreas de estudos, por meio da análise físico química de água, que mostra o lado físico e o lado químico da água.

Utilize produtos biodegradáveis

Essa dica está ligada diretamente aos produtos que são usados para fazer as higienes da empresa, como a cozinha e os sanitários. Um dos maiores vilões da sustentabilidade são os materiais de limpeza convencionais, pois a composição é tóxica e o descarte dos resíduos acabam contaminando os lençóis freáticos e os cursos d’água.

Os produtos biodegradáveis, por sua vez, fazem toda a diferença com os cuidados ambientais. Esse tipo de produto, felizmente, se decompõe rapidamente, sem emitir poluentes que desestabilizam o ecossistema.

Dependendo do caso, é interessante que o proprietário do negócio esteja em conformidade com todas as suas responsabilidades ambientais, para só então, conseguir o seu certidão ibama certificado de regularidade, que atesta os dados da empresa em conformidade com as obrigações estipuladas pelo Ibama.

No mercado, há também os produtos que são compostos por substâncias naturais, ou seja, são fabricados com matéria prima totalmente vegetal, o que significa que o impacto no meio ambiente é significativamente menor, comparado aos produtos convencionais.

Descarte corretamente os resíduos

Para compreender melhor a importância de descartar corretamente o lixo que produzimos, basta pensar na quantidade de resíduos que são descartados em nossas casas. Agora, imagine no ambiente de trabalho, onde não há nem comparação com a quantidade de pessoas que vivem na sua casa.

O número é muito amor, portanto, é ainda mais necessário que os funcionários tenham consciência de que os lixos devem ser jogados no lugar certo.

Use a tecnologia

Como sabemos, os avanços tecnológicos conseguiram alcançar até as empresas que, por sua vez, estão utilizando cada vez mais os softwares de gestão. De fato, a tecnologia contribui para otimizar a rotina e a organização dos processos negociais, além de favorecer a sustentabilidade da empresa.

Os aplicativos de mobilidade corporativa, por exemplo, é uma maneira de desafogar o trânsito, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera e ainda garante uma qualidade de vida melhor para os funcionários que, consequentemente, irão trabalhar de forma mais produtiva.

Fazer com que os funcionários cheguem mais dispostos no serviço é o maior objetivo desses aplicativos, que funcionam por meio de soluções inteligentes de mobilidade.

Invista em energia limpa

Independente de qual for o ramo do seu negócio, é inevitável os custos altos de energia elétrica. Uma das maneiras de evitar que as contas venham altas, é investir em fontes limpas como os painéis fotovoltaicos, que utilizam a radiação solar como a principal fonte de energia renovável.

De acordo com os especialistas, usar esse sistema de tecnologia pode reduzir de 50% a 95% a conta de energia das companhias. Essa redução é ainda mais drástica quando a empresa utiliza muitos eletrônicos, como ar-condicionado e computadores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.