O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Comitiva da AGERT visita frentes de obra do programa Timon Saneada 2

Na manhã desta sexta-feira (29), representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Timon (AGERT) visitaram as obras de esgotamento sanitário do programa Timon Saneada 2. O diretor de Operações da agência, Marco Antônio Ferreira, esteve acompanhado da fiscal de obras, Thayane Aragão, e foram acompanhados pelo coordenador de Operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra.

A visita começou pelo canteiro de obras da Unidade Escolar Norberto Moreira Lima, que já está com 30% de execução. Localizada na zona rural do município, a escola terá capacidade para 110 alunos, na faixa etária de 6 a 14 anos, e funcionará em período integral. A comitiva também visitou o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do povoado de Piranhas, também na zona rural. O empreendimento, que já está com 30% de conclusão, será a maior ETE do município.

“A AGERT vem exercendo papel de grande importância na regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Timon. É por meio das considerações feitas pela equipe técnica que podemos alinhar, expandir e obter uma melhor operacionalização do serviço que oferecemos”, destacou Tadeu Bezerra.

Além da ETE e da escola, o Programa Timon Saneada 2 contempla ainda a construção de uma Elevatória de Esgoto, na avenida Carlos Jansem, e a implantação de mais de 30 mil metros de rede de esgoto e mil metros de linha de recalque. Assim, haverá a ampliação de 3% para 33% na cobertura de esgoto do município em apenas um ano, transformando Timon na cidade mais saneada do estado do Maranhão.

A universalização da cobertura de esgotamento sanitário está prevista para acontecer até o final de 2026, com um investimento total de R$ 168 milhões.