.

Lançamento de obras & homenagem póstuma na semana do livro do Cest

A Biblioteca “Raimunda Galeana” da Faculdade Santa Terezinha – CEST foi reinaugurada com dois eventos que marcaram a abertura da Semana do Livro (25 a 29.10), na sede da instituição no Anil.

Em seguida, aconteceu uma homenagem póstuma ao Prof. Expedito Alves de Melo, fundador do CEST e da APAE de São Luís; através do busto do homenageado, instalado próximo a biblioteca. Falecido em 15 de abril de 2014, o Prof. Expedito foi acima de tudo um educador. Foi professor de Direito da UFMA e um homem voltado aos livros, à educação e à formação e empoderamento das pessoas através do conhecimento.

Finalizando o múltiplo evento, foram lançadas as obras “A Empresa e a Construção da Cidadania”, uma coletânea jurídica; e “Líderes, Você é a Força Motriz da sua Organização” da área de Administração.

A coletânea é composta por artigos jurídicos de autores de diversos Estados, entre os quais destaca-se “O Estado do Bem- Estar Social, Responsabilidade Social Empresarial e a Pandemia da Covid19” de autoria da advogada, mestranda em Direito Empresarial e Cidadania (PPGD UNICURITIBA) Maria da Conceição Lima Melo Rolim. Ela é Vice – Diretora Geral e Ass. Jurídica do CEST.  

“Escolhi esse tema por ser mais que atual e necessário, e que reforça a necessidade da união entre Estado e iniciativa privada, no urgente enfrentamento dos desequilíbrios sociais e econômicos oriundos da atual pandemia” declarou a autora. Vale destacar que esse artigo foi inicialmente lançado pela Dra. Conceição Rolim  no Congresso Luso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania (CONLUBRADEC) e no Congresso Íbero Americano de Direito Empresarial e Cidadania (CONIBADEC).

O outro livro lançado foi “Líderes, você é a força motriz da sua organização” produzido pelo Prof. do CEST Amilson de Araújo Durans em parceria com a Dra. Márcia Juliana D´Ângelo; Carlos Jorge Taborda Macedo (PDF -MA / FIEMA) e Carliene do Vale (UEMA). O livro tem como objetivo mostrar como os comportamentos contraproducentes podem alterar o desempenho das organizações; e como as organizações podem cuidar do seu principal ativo que são as pessoas, além dos diferenciais competitivos que são a chave para alcançar o sucesso organizacional. A obra pode ser encontrada no CEST e em outras livrarias, e terá toda a renda da venda revertida em prol da APAE de São Luís, mantenedora do CEST.