Com mais de 2 milhões de máscaras já produzidas, Maranhão vai ampliar distribuição gratuita com nova parceria

O Maranhão vem apostando na prevenção como uma das principais armas na luta contra o coronavírus. Uma das marcas do esforço governamental para conter o avanço da doença é a produção massiva de máscaras de proteção individual. 

Desde o início da pandemia até o mês de agosto, o Maranhão já confeccionou para distribuição gratuita 2.241.342 de máscaras de tecido ou de TNT (tecido não-tecido), equipamento que diminui as chances de pessoas infectadas espalharem o novo coronavírus. E que protege quem não está contaminado.

O número corresponde à soma de unidades produzidas pelo projeto de confecção de máscaras do Complexo Penitenciário São Luís e o trabalho dos mais de 800 profissionais da costura cadastrados no edital Todos Juntos Contra a Covid-19, programa conduzido pela Empresa Maranhão Parcerias (MAPA). 

Apesar do Maranhão possuir uma das menores taxas de contágio do coronavírus, com queda no número de óbitos pela doença, a produção de máscaras deve ser amplificada nos próximos dias. Isso porque o Estado acaba de receber R$ 5 milhões em doação da Open Society Foundations para estruturar ações de combate ao vírus. Parte desse recurso deverá ser utilizada em novo edital para confecção e distribuição gratuita de novas máscaras de proteção. 

O novo edital ainda está sendo estruturado e deve ser lançado por meio de convênio entre a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). 

Ação assistencial

Para o governador Flávio Dino, a distribuição de máscaras é parte essencial das ações assistenciais do Governo do Maranhão durante a crise epidemiológica. 

“Agradecemos a parceria e a união que temos em todo esse processo de combate ao coronavírus no estado do Maranhão. Agradecemos em especial aos cidadãos maranhenses, que apoiam as medidas preventivas, usando máscaras, respeitando o distanciamento social, porque essas são ações efetivas, que trazem bons resultados nessa crise sanitária”, disse o governador. 

Até a última terça-feira (4), a MAPA já havia distribuído 294 mil máscaras na Ilha de São Luís e mais 132,5 mil na Região Tocantina. 

Já a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) informa que já foram confeccionadas 1.814.842 máscaras de proteção por internos do sistema prisional do Maranhão. Sendo que destas, 1.200.000 serão doadas a alunos e profissionais da rede pública de ensino.

Ainda de acordo com a SEAP, desde abril, mais de 300 custodiados do sistema prisional do Maranhão trabalham na confecção de máscaras de proteção. O trabalho acontece nas cinco malharias instaladas no Complexo Penitenciário de São Luís.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.