Politica

Coletivo Nós tem três leis promulgadas pela Câmara

Na sessão desta segunda-feira, 12, o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), fez uso do pequeno expediente para comentar sobre a promulgação de três leis de autoria do mandato. As novas legislações foram promulgadas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), durante a sessão ordinária. 

O parlamentar informou que desde o ano de 2021 aguardava pela sanção das leis. “Infelizmente, eu acho que em algum momento o prefeito de São Luís esqueceu de fazer a sua função. Estava deitado em berço esplêndido e esqueceu de cumprir o seu papel, que era tão simples, de sancionar as leis desta Casa Legislativa”, disse. 

Entre as legislações que foram promulgadas, Jhonatan Soares destacou a Lei n.º 7.387, oriunda do Projeto de Lei nº 097/21, que institui a Semana do Hip Hop Preto Ghoez. O parlamentar frisou que a homenagem a Preto Ghoez foi feita a pedido da comunidade que faz a cultura do Hip Hop em São Luís e no estado do Maranhão.

“Ele foi uma grande liderança do Hip Hop ludovicense, morador da região de Areinha e bairro de Fátima. Preto Ghoez, que morreu em um acidente de trânsito, filho de nossa cidade, foi homenageado em quase todos os estados brasileiros, mas nunca tinha sido homenageado na sua cidade natal”, destacou o co-vereador.

De acordo com a legislação, a Semana Preto Ghoez será realizada anualmente entre os dias 3 e 9 de outubro. Serão oferecidas à população atividades de intervenções urbanas, oficinas, debates, palestras, grafitti, shows de rap, apresentação de DJs e breaking.

Na ocasião, também foi promulgada a Lei nº 7.390, criada a partir do PL nº 141/21, que considera de utilidade pública a Associação Desportiva Atletas do Futuro; e a Lei nº 7.337, oriunda do PL nº 288/21, que inclui no calendário do município de São Luís o Dia Municipal da Alimentação Escolar, a ser celebrado anualmente no dia 21 de outubro. 

Ainda em seu pronunciamento, Jhonatan Soares agradeceu ao secretário de Cultura do estado, Yuri Arruda, pelo apoio na realização de um batizado coletivo e apresentação das brincadeiras juninas da região da Cidade Operária. “Nós tivemos o batizado de cinco danças das nossas comunidades. Juntas elas envolvem mais de 500 adolescentes e jovens da Cidade Operária”, concluiu.