Coletivo Nós critica gestão municipal por falta de diálogo com conselheiros tutelares

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), usou o Pequeno Expediente para falar sobre a situação dos conselheiros tutelares de São Luís.

De acordo com Jhonatan, desde o início da atual gestão municipal, os conselheiros têm tentado iniciar uma mesa de negociação com a prefeitura, mas as sucessivas tentativas não têm obtido êxito.

“Precisamos lembrar que as sedes dos conselhos tutelares da capital estão em estado crítico. Além disso, esses profissionais tão importantes têm necessidades em relação à manutenção das sedes, na parte administrativa, e, por fim, na valorização da categoria, com reajuste salarial”, explicou o parlamentar.

Jhonatan destacou a importância destes profissionais para a manutenção da justiça na cidade. “Eles estão disponíveis 24h todos os dias, são plantonistas, estão sempre à disposição. Eles trabalham com vidas em situação de vulnerabilidade”, enfatizou.

O co-vereador lamentou que não haja previsão de nenhuma melhoria neste sentido na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 do município e criticou a falta de diálogo da gestão municipal com os conselheiros tutelares.

“Por conta de uma não-resposta da gestão municipal, estamos colocando os conselheiros em uma situação constrangedora. São profissionais respeitados pela comunidade, que realizam um trabalho fundamental para a nossa cidade, guardiães das nossas crianças, e, ainda assim, são desrespeitados”, disse.

O parlamentar encerrou o discurso pedindo que o prefeito Eduardo Braide receba pessoalmente esses profissionais, como forma de valorizar a categoria e manter uma linha eficiente de diálogo.