Cirurgias pediátricas no Hospital Regional de Timbiras beneficiam crianças da região

O Hospital Regional de Timbiras realizou, no último final de semana, 40 cirurgias pediátricas. Retomando os procedimentos eletivos após início da pandemia da Covid-19, as crianças puderam realizar procedimentos como cirurgias de fimose, adenoide, vesícula, amígdalas e hernia por meio de videolaparoscopia.  

“Fizemos um plano de retomada de cirurgias eletivas. Estabelecemos um protocolo de cuidados. Todos os pacientes se submeteram a teste de Covid-19 antes das cirurgias. Foi um sucesso total. Nos próximos dias, deveremos realizar outras cirurgias, desta vez para pacientes adultos”, explicou o diretor do Hospital Regional de Timbiras, Antônio de Pádua Costa Braúna. 

Um protocolo extra de segurança foi criado para que as crianças passassem pelos procedimentos em um fluxo seguro. Não houve aglomeração nos espaços, haja vista a organização realizada entre os profissionais da ala cirúrgica e da triagem. A maior parte dos pacientes operados já recebeu alta e está em casa, cumprindo o período pós-operatório seguro.  

“Tivemos a oportunidade de conversar com as mães e crianças e ver nos olhos de cada um deles o alívio em ter dado tudo certo. Ficamos com a sensação do dever cumprido com 100% de êxito. Esse é o nosso maior combustível”, comemorou o cirurgião pediátrico do HRT, João Orlando Correia Veras. 

A unidade de saúde ainda mantém uma ala exclusiva para casos de Covid-19 para atendimento de pacientes da região. O Hospital Regional de Timbiras integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade de saúde é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.