Cemar inicia estratégia operacional para o Carnaval

Durante o período carnavalesco, há quem goste de cair na folia e há quem queira aproveitar o feriado prolongado para descansar. Mas, o importante mesmo é aproveitar o carnaval com energia, conforto e segurança. Por isso, para garantir a máxima continuidade e qualidade na energia fornecida, a Cemar reforçou o número de equipes para o atendimento dos seus clientes em todo Estado, para em casos de falta de energia, o restabelecimento do sistema elétrico aconteça com maior agilidade.

O Plano Operacional Especial de Carnaval terá início no sábado (02) e mobilizará mais de 1.600 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão especial, para que o restabelecimento do sistema elétrico aconteça com maior agilidade e segurança para todos, e as festas carnavalescas transcorram normalmente, mesmo em caso de chuva intensa. O plano finaliza às 12h da quarta-feira de cinzas (06)

Uma das formas de assegurar o fornecimento e a qualidade da energia é com o planejamento anual de manutenção da rede elétrica, ou seja, ações preventivas que ocorrem constantemente, e estão sendo intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do período chuvoso, que geralmente coincidem com a festa momesca, e aumentam a confiabilidade das redes elétricas. E dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.

As equipes envolvidas no plantão especial de carnaval estarão posicionadas em pontos estratégicos nos circuitos oficiais da folia, definidos pelas prefeituras e Governo do Estado e, estarão munidas com tecnologia de comunicação, para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI) e, com isso, agilizar o atendimento às eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica.

Fique atento e evite transtornos!

A Cemar alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que, muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Só no ano de 2018 foram contabilizados pela Cemar 2.735 acidentes em vias públicas com quebra de postes, 625 acidentes a mais, quando comparado com 2017.

Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar o desconforto da falta de energia elétrica. E caso, as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Cemar, por meio da Central de Atendimento 116 (que funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana) e com o Corpo de Bombeiros 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

 

 

Assessoria de Imprensa da Cemar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.