A vantagem de estudar online com internet de alta velocidade da TVN

O mercado de trabalho mudou de forma significativa com o advento das novas tecnologias, e agora não há mais desculpas para ser um profissional defasado em termos de conhecimento. Estudar mais e mais é necessidade para se manter competitivo, e para isso o principal investimento é uma conexão de internet de alta qualidade, tempo e vontade de aprender.

Em São Luís, a TVN comercializa serviços de Internet com tecnologia em fibra de alta performance para profissionais liberais e residências. A TVN Fibra é o melhor serviço de internet do mercado com pacotes para pessoas físicas; com super velocidades que garantem o rápido download de materiais, além de acesso a vídeos sem interrupções.

Ana Fernandes, cliente da TVN, aderiu à Internet Fibra para estudar online. Ela quer tentar um concurso na área jurídica, e estuda cerca de oito horas por dia, em tempo integral, em casa mesmo. “Acesso portais e cursos gratuitos que me permitem conciliar os estudos sem sair de casa, e ainda cuidar do meu bebê de apenas nove meses. É a forma que encontrei para tentar voltarão mercado de trabalho após a gravidez, sem sair de perto da família agora”, revela Ana.

As ofertas de cursos online são imensas, com opções de cursos gratuitos ou pagos em praticamente todas as áreas do conhecimento e modalidades – palestras, aulas, cursos profissionalizantes e especializações acadêmicas. Todos os conteúdos são assistidos por meio de vídeo-aulas, que podem conter também vídeos e slides. Em alguns portais, ainda há a entrega de certificados de conclusão nos cursos — muitos deles são aceitos em faculdades e universidades como carga horária complementar.

Entre as pessoas que acessam cursos online estão estudantes e universitários; profissionais empregados mas em bisca de constante reciclagem, pessoas que pensam em uma transição de carreira, aposentados com tempo livre e vontade de aprender e se manter atualizado, estudantes de concursos e desempregados. Aliás, coaches de carreira recomendam que os desempregados utilizem o tempo livre atualizando conhecimentos e aprendendo habilidades que possam futuramente ser úteis em uma nova carreira ou emprego. E se for de graça, ainda melhor.

João Vicente Filho, 42 anos ficou desempregado e resolveu se aprofundar em conceitos de TI e Internet, área na qual trabalhava há cinco anos. Mas ficou frustrado ao tentar fazer um curso online em uma lan house situada no seu bairro, na Cohab em São Luís:

“O curso era gratuito e o professor bem didático, mas mesmo usando um fone de ouvido não consegui me concentrar direito pois o local era quente, com muito movimento de gente ao redor e a conexão da internet às vezes falhava  eu perdia tempo. Decidi instalar uma internet de alta qualidade em casa e agora nem preciso perder tempo, estudo com mis conforto e segurança, em casa”, revela ele.

Esses fatores – qualidade da conexão da internet e ambiente de estudo – são determinantes para o sucesso do estudo online. Psicólogos recomendam que as pessoas tenham um espaço em casa com boas condições de estudo: iluminação natural ou artificial direcionada; mesa e cadeira em alturas certas e com boa ergonomia; silencio para se concentrar e se possível, fora do contato com outras pessoas. Quanto ao sinal de internet, a qualidade da conexão é tudo, e vai garantir que o aluno consiga assistir toda a aula sem interrupções.

Outro público que tem acessado muito os cursos online são os aposentados e pessoas da terceira idade. Com mais tempo disponível, e o desejo de se manter atualizado, eles podem adquirir novas habilidades e conhecimentos, no conforto do lar. E quem pensa que são apenas cursos profissionais ou acadêmicos disponíveis, há excelentes ofertas de cursos rápidos sobre temas de vida e bem estar que interessam a todos, como os cursos de preparação para a aposentadoria e gestão do orçamento familiar, ofertados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em seu portal.

Para quem está pensando em turbinar a carreira ou mesmo ocupar a mente com um novos conhecimentos, selecionamos alguns dos principais portais de cursos online, nas mais diversas áreas, e a maioria gratuitamente. Basta clicar e aprender!

SERVIÇO / PRINCIPAIS PORTAIS DE

CURSOS ONLINE

COURSERA: Voltado para Negócios, Tecnologia da Informação e Ciência; disponibiliza mais de duas mil especialidade como Marketing, Design, Empreendedorismo, História, Música, Desenvolvimento Pessoal. Tem parcerias renomadas com instituições como Universidade de São Paulo (USP), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Universidade de Stanford (EUA) entre outras. Alguns cursos são em português, mas a maioria é em inglês e outras línguas, com legendas em português. Aulas gratuitas, mas caso o aluno queira receber o certificado de conclusão, deverá pagar uma taxa (www.coursera.com).

VEDUCA: Cursos ministrados em português por professores especializados de grandes instituições de ensino do país, a maioria da USP; nas áreas de Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Libras, Metodologia Científica, Sustentabilidade e Engenharias. Aulas, vídeos, atividades e materiais complementares gratuitos; mas para fazer a prova final e obter o certificado é preciso pagar uma taxa (https://veduca.org)

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV): Conteúdos e materiais didáticos gratuitamente pela internet através da OEC (Open Education Consortium), consórcio de instituições de ensino de diversos países. A FGV atende às áreas do Direito, Economia e Finanças Pessoais, Gestão de Pessoas e Empresarial, além de Marketing e Relações Internacionais. Cursos de 5H a 30H. Após a prova final, um certificado da FGV é emitido sem custo (https://educacao-executiva.fgv.br).

FUNDAÇÃO BRADESCO: Um dos maiores e mais completos catálogos de cursos online e gratuitos do país, na plataforma EV / Escola Virtual; em áreas como Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Projetos e Processos, Fotografia, Comunicação Escrita, Técnicas de Redação, Programação, vários níveis de aperfeiçoamento em programas do Microsoft Office e Web Design, entre outros. As aulas são ministradas em slides e ilustradas com textos, animações e vídeos do Youtube. Certificado digital é enviado por e-mail após a conclusão (https://www.ev.org.br).

PRIME CURSOS: Aulas em mais de 20 áreas de conhecimento como Administração, Gastronomia, Música, Idiomas Estrangeiros, Direito, Turismo, Moda e Saúde, e outras. O aluno aprovado na avaliação precisa pagar uma taxa para receber o certificado (primecursos.com.br).

LEARNCAFE: Cursos pagos e gratuitos nas áreas de Marketing, Inglês, Alimentação saudável, Programação, WordPress, Maquiagem, Barman, cursos de História, Jornalismo e Idiomas, Empreendedorismo e Economia; com aulas disponíveis até 30 dias após o início da disciplina. Aulas ministradas por tutores em vídeos reproduzidos no YouTube, e certificado é emitido com a conclusão, gratuitamente (www.learncafe.com).

INSTITUTO INTERNACIONAL KHAN ACADEMY: Cursos em áreas como Matemática, Ciências, Economia e Finanças, Artes e Humanidade ou Computação. Totalmente gratuito e patrocinado por doadores. Não emite certificados. (pt.khanacademy.org).
HOSPITAL ALBERT EINSTEIN: Oferece um catálogo de cursos gratuitos voltados para a área de saúde, mas de interesse geral, como o tema aleitamento materno (www.einstein.br/ensino).

PORTAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SENAR: Mais de 50 cursos de capacitação e atualização para profissionais do campo. Trabalhadores rurais podem acessar as aulas gratuitamente (https://ead.senar.org.br)

BUZZERO: Muitas opções de cursos gratuitos ou pagos, mas com preços acessíveis nas mais diversas áreas, que vão de Gastronomia a Marketing, Jardinagem a Auto – Ajuda entre outras (www.buzzero.com)

UDEMY: Mais de 100.000 cursos e 24 milhões de alunos. Excelente para quem busca reciclagem ou novos conhecimentos. Temas diversos com opções gratuitas e pagas, mas preços acessíveis. (www.udemy.com)

UNESP ABERTA: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho oferece cursos gratuitos em áreas como Biológicas, Exatas e Humanas; além de acesso a e-books variados (https://www.unesp.br/unespaberta)

UEMA: Universidade Estadual do Maranhão oferece cursos gratuitos nas áreas de Agronomia, Biologia, Direito, Educação, Engenharia, Filosofia, Geografia, Gestão, Turismo e TI (https://www.cursosabertos.uema.br)

UNA-SUS: Universidade Aberta do SUS, que oferece cursos na área de saúde online e gratuitos (https://www.unasus.gov.br)

UNIVERSIDADES RENOMADAS / CURSOS EM INGLÊS: Harvard, com cursos em Finanças, Tecnologia, Ciência, Literatura, Religião entre outros, com opções pagas e/ou gratuitas (https://online-learning.harvard.edu); Massachussets Institute of Technology / MIT (https://ocw.mit.edu); Berkeley / Universidade da Califórnia oferece vídeos e áudios de disciplinas de 20 departamentos disponíveis para streaming ou download (https://www.edx.org); Universidade de Yale disponibiliza vídeos de disciplinas introdutórias de diversos departamentos, entre eles economia, ciência política e engenharia biomédica (https://oyc.yale.edu).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.