Giro de Noticias

Casais oficializam união civil em casamento comunitário na Igreja Adventista.

Setenta casais de São Luís oficializaram a união civil em cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (05), no Centro Adventista de Treinamento (CATRE), no Turu. O casamento comunitário, programa institucional da Corregedoria Geral da Justiça, foi coordenado pela juíza Maricélia Costa Gonçalves, titular da 4ª Vara da Família de São Luís. O evento foi solicitado pela Igreja Adventista que organizou a cerimônia. Quatro juízas e um juiz fizeram a celebração civil e três pastores, a religiosa.

O casamento civil foi celebrado pelas juízas Maricélia Costa Gonçalves, Joseane de Jesus Corrêa Bezerra, Denise Cysneiro Milhomem e Diva Maria de Barros Mendes e pelo juiz Francisco Ferreira de Lima. Os pastores Francivaldo Sousa Farias, Luis Cláudio Neves e Fernando Lima fizeram a celebração religiosa. Filhos e outros familiares dos casais acompanharam o evento. A marcha nupcial ficou por conta da Banda de Música da Polícia Militar do Maranhão.

A juíza Maricélia Costa Gonçalves destacou a importância do Casamento Comunitário, programa institucional do Poder Judiciário, que objetiva a regularização de união civil, com a concessão de isenção de emolumentos para os casais de baixa renda.

Juntos há quase 50 anos, o casal Reginaldo Ferreira e Dalvina Araújo estava ansioso para oficializar a união estável. Emocionados, eles disseram que estavam realizando um sonho da família. Quem também formalizou a união foram os aposentados Francisco Frazão Mendes, 80 anos, e Leocádia Maria da Conceição Oliveira, 83 anos, juntos há 33 anos. Os filhos, todos adultos, estavam presentes.

O pastor Francivaldo Sousa Farias, pastor da Igreja Adventista, disse que o casamento comunitário é uma bênção para a vida dos pastores, uma parceria entre a igreja e a CGJ, trazendo benefícios aos casais. Alguns casais que ainda não tinham regularizado a situação civil tiveram a oportunidade de fazer isso neste momento. O pastor responsável pelo Ministério da Família, na Igreja Adventista, Luís Cláudio Neves, disse que o casamento comunitário deu a oportunidade de muitos casais se unirem de forma legal. “É importante andar segundo a lei de Deus e a lei dos homens”, acrescentou.

Essa edição do casamento comunitário, organizado pela Igreja Adventista, teve a parceria também do Cartório da 3ª Zona de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Luís. A habilitação dos casais ocorreu no último mês de março.