Funac investe na qualificação profissional dos adolescentes

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) está investindo na profissionalização dos adolescentes por meio de cursos em diversas áreas, com foco no mercado de trabalho. O Centro Socioeducativo de Internação Semear – em Imperatriz, unidade da Funac, órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), está realizando, durante dois dias na semana, o Curso de Informática Básica. 

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, investir em profissionalização é abrir possibilidades aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. “A Funac tem investido na qualificação profissional dos adolescentes para que eles possam vislumbrar novas oportunidades quando retornarem ao convívio familiar. Nos Centros Socioeducativos eles têm a oportunidade de participar de uma qualificação profissional com certificação, para quando saírem concorrerem a uma vaga de emprego e construir uma nova história desvinculada do ato infracional”, afirma Sorimar.

O curso possui carga horária de 42 horas/aula e conta com 3 módulos: Noções básicas de montagem, digitação (com exercícios), word, excel e power-point. Um teste é aplicado aos alunos para avaliação de aprendizagem e emissão do certificado que será realizado em parceria com a Escola Excellence Informática. 

Para os adolescentes, a participação no curso é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e retornar à sociedade com um novo olhar sob o mercado de trabalho e mais chances de empregabilidade.

Um dos socioeducandos ressalta que os cursos ofertados pela Funac farão a diferença no currículo dele. “Eu estou gostando do curso e sei que será importante para a reconstrução de um novo projeto de vida e ingresso no mercado de trabalho”, declara o educando.

O instrutor de Informática, Wallas de Oliveira, destaca que o universo digital influencia em diversas áreas do dia a dia e fala da importância da qualificação profissional para os educandos. “Com um cronograma pautado em atividades simples e efetivas, esses cursos oferecem às diversas faixas etárias um entendimento completo sobre a informática e suas funções, prepara o aluno para se manter atualizado e conectado com esse universo tecnológico voltado para mercado de trabalho de maneira segura e prazerosa”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.