Capacitação para profissionais da Assistência Social do Maranhão inicia nesta segunda (25)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, inicia nesta segunda-feira (25) a segunda etapa do Programa Nacional CapacitaSUAS. Serão ofertados os cursos: Elaboração de Planos Municipais de Assistência Social; Introdução sobre o Exercício do Controle Social no SUAS; Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS; Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS; Atualização sobre o Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial. As aulas acontecerão de forma remota e por meio de parceria com a Fundação Sousândrade. 

“Essa ferramenta tem o propósito de garantir a formação continuada para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Maranhão, em conformidade com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, e retoma a execução da segunda parte da segunda etapa do Programa Nacional CapacitaSUAS, de forma a continuar esse trabalho”, disse o secretário do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes.

Nesta segunda etapa, serão disponibilizadas 1.980 vagas, distribuídas em 44 turmas, com carga horária de 40 horas cada, direcionadas aos técnicos, gestores e conselheiros da política de assistência social no exercício de suas competências e responsabilidades, atingindo os 217 municípios maranhenses. 

Segundo a secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim, os cursos vão subsidiar a atuação dos profissionais de assistência social na execução dos serviços, programas e oferta de benefícios ao cidadão, bem como proporcionar aos participantes melhor gestão do SUAS em seus municípios.

“A formação continuada de trabalhadores, gestores e conselheiros da política de assistência social é fundamental para qualificar a oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais. Estamos vivendo muitos desafios do ponto de vista da capacidade protetiva do estado brasileiro, em meio a uma pandemia, momento em que as desproteções se intensificam. Portanto, é necessário qualificar os trabalhadores para que possamos também qualificar a intervenção pública estatal”, pontou a secretária.

No Maranhão, foram capacitados 2.063 trabalhadores e trabalhadoras do SUAS, na primeira etapa do Programa Nacional CapacitaSUAS, realizada no ano 2018. Na oportunidade, 97% dos municípios maranhenses foram beneficiados. Na segunda etapa, realizada de 2019 a março/2020, foram capacitados 1.709 profissionais.