Viagens

Canadá: onde fica, o que saber e o que conhecer

Você sabe onde fica o Canadá?

Ele é um país de dimensões continentais e uma grande potência econômica. Além disso, sua alta qualidade de vida faz com que muitas pessoas sonhem em morar lá.

No entanto, antes de embarcar no próximo avião com seu passaporte e seguro viagem em mãos, você precisa conhecer fatos importantes sobre esse país.

Por isso, preparamos esse texto para que você conheça as principais informações sobre o Canadá: onde fica, a sua história, curiosidades e alguns pontos turísticos. Boa leitura!

História do Canadá

Antes de descobrir onde fica o Canadá, vamos falar um pouco sobre a sua história.

Os primeiros habitantes do Canadá se constituíam de diversas populações indígenas nativas, como os inuit, também chamados antigamente de esquimós.

Há relatos de ocupação viking na costa leste do país que datam do ano 1000. Todavia, as ocupações europeias definitivas se situam nos séculos 15 e 16, com a chegada de colonizadores britânicos e franceses.

O período colonial do país acabaria em 1867, quando ocorreu a independência política do Canadá. No ano de 1982, diversas mudanças constitucionais reafirmaram o status do país como uma nação soberana.

Onde fica o Canadá: geografia

O Canadá se situa na América do Norte, fazendo fronteira com os Estados Unidos. Ele é o segundo maior país do mundo em área total, perdendo apenas para a Rússia.

Devido ao seu extenso território, existe então uma diversidade de ecossistemas no país, que apresenta clima temperado com as 4 estações do ano bem definidas.

Atualmente, 10 províncias e 3 territórios compõem a federação canadense. Em 2022, o chefe de estado é o primeiro-ministro Justin Trudeau.

Cultura canadense: curiosidades

Agora que você sabe onde fica o Canadá, vamos te apresentar algumas curiosidades sobre essa nação:

  • O inglês e o francês são as línguas oficiais do país. Contudo, de acordo com pesquisa oficial do governo canadense, apenas 17,9% são fluentes nas duas línguas;
  • A bandeira do Canadá traz a folha de bordo como símbolo da nação. O bordo é uma árvore típica do país e, no inverno, as suas folhas ficam vermelhas;
  • O Censo de 2021 foi o primeiro documento censitário do mundo que incluiu dados sobre a população trans e não-binária, representando assim um grande avanço para pessoas LGBTQIA+.

Imigração no Canadá

Por ser um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá se tornou um país bastante atraente para imigrantes. No ano de 2021, por exemplo, houve cerca de 1,3 milhão de estrangeiros que realizaram pedidos para morar no país.

Além disso, o governo canadense apresenta diversas iniciativas para trazer pessoas de outros países a fim de aproveitarem sua mão de obra. Isso aumenta o nível de especialização do trabalho e promove diversidade na população.

O que saber antes de visitar o Canadá

Antes de tudo, saiba que visitar o Canadá é bastante simples.

Em 2022, basta ter os seguintes documentos: um passaporte válido, um visto canadense ou o ETA, certificado de vacinação contra o coronavírus, comprovante de declaração de bens e recibo do ArriveCan.

O ETA é um documento que serve para entrar no país. Ele se refere aos brasileiros que possuem visto de turista estadunidense ou que já tiveram um visto canadense válido nos últimos 10 anos.

O ArriveCan, por outro lado, se trata de um portal online do governo canadense que reúne informações dos viajantes. O acesso a esse documento está disponível apenas nas 72 horas antes da chegada no país.

5 pontos turísticos canadenses

Como pode ver, o Canadá é um lugar muito atraente para visitantes e pessoas que visam morar no país de forma definitiva.

Todavia, apesar de saberem onde fica o Canadá, muitas pessoas não têm ideia da diversidade de pontos turísticos que revelam as belezas naturais canadenses.

Sendo assim, apresentamos a seguir 5 pontos turísticos do Canadá para que você possa montar um itinerário inesquecível!

Parque Nacional Banff

Localizado nas Montanhas Rochosas, o Parque Nacional Banff proporciona um maior contato com a natureza, com diversas geleiras e lagos de água cristalina.

Em 1885, o primeiro-ministro John A. Macdonald estabeleceu o parque a fim de apaziguar os ânimos dos conservacionistas e exploradores da terra.

Devido ao seu valor ambiental, a Unesco considera o parque Banff como um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Cataratas do Niágara

É mais fácil você já ter ouvido nas Cataratas do Niágara do que saber onde fica o Canadá.

Muito popular, esse agrupamento de cataratas se divide em duas: Niagara Falls canadense (na cidade de Ontario) e Niagara Falls americana (na cidade de Nova Iorque).

Assim, as cataratas do Niágaras são o conjunto de quedas d’água mais extensos da América do Norte, sendo internacionalmente conhecidas por sua beleza e impressionante força.

Contudo, essas características acabam contribuindo para a sua exploração para energia hidrelétrica. Com isso, colocam-se em prática diversos projetos de preservação ambiental nesse ponto turístico.

Jardim Botânico de Montreal

Em 1931, após intensa campanha do religioso e professor de botânica Marie-Victorin, criou-se o Jardim Botânico na cidade de Montreal.

Seus diversos jardins mostram a diversidade da flora do jardim botânico, cujas estufas ficam disponíveis para os visitantes durante todas as épocas do ano.

Além disso, esse ponto turístico também apresenta diversas obras de arte e estátuas que concedem ao local um visual único e um passeio inesquecível.

Galeria Nacional do Canadá

Um dos maiores museus da América do Norte, a Galeria Nacional se apresenta como uma excelente sugestão de passeio para quem busca conhecer pontos culturais do Canadá.

Localizada em Ottawa, capital do país, a Galeria possui um acervo impressionante, com diversas obras de arte e esculturas de diversos autores renomados.

Farol de Peggys Point

Por fim, o Farol de Peggys Point possui uma vista incrível do mar canadense, sendo um dos pontos turísticos mais movimentados da província de Nova Scotia.

Até 2009, os turistas podiam mandar cartões postais de uma agência que existia no Farol. Todavia, o serviço postal canadense descontinuou a agência alegando problemas estruturais.

Conclusão

Como pode ver, existem diversos tipos de pontos turísticos canadenses que se adaptam aos gostos das pessoas. Além disso, a população local é muito receptiva com visitantes.

Por isso, esse artigo explorou informações sobre o Canadá: onde fica, sua história, sua cultura e muitos outros aspectos. Esperamos que isso tenha aguçado sua curiosidade para que você resolva conhecer o país em breve!