Plantão

Campanha Salve o Rio da Ribeira ganha os muros de São Luís

A colagem de lambes é uma intervenção de comunicação visual na paisagem das cidades com o intuito de chamar atenção para imagens e mensagens sobre temas específicos. Nesse sentido, a Rede Emaranhadas e a Associação de moradores do Residencial Natureza realizaram uma colagem de lambes com cartazes da campanha Salve o Rio da Ribeira, no último final de semana, nos dias 03 e 05 de novembro.

A ação aconteceu em dois momentos e cobriu o centro histórico de São Luís e zona rural, no entorno da comunidade. Ambas as ações contaram com a participação de voluntários da sociedade civil, moradores da comunidade e de membros da Rede Emaranhadas. 

“O lambe é também uma forma de atingir outros públicos que, porventura, não tenham acessado ainda nossa campanha pelas plataformas digitais ou pela mídia local”, afirmou a coordenadora geral da campanha e da Rede Emaranhadas, Karoline Ramos. 

Os cartazes foram distribuídos em pontos de maior trânsito de pessoas, como paradas de ônibus e muros. Na zona urbana, o centro histórico de São Luís é conhecido pelo grande fluxo de atividades turísticas ou culturais. Já na zona rural, a cobertura da colagem alcançou pontos estratégicos na rodovia BR-135, em trecho próximo à comunidade, além do bairro do Maracanã e rotatória do São Cristóvão, um dos pontos de acesso à cidade. 

A comunicação visual do lambe também tem objetivo de gerar tráfego para a campanha digital, uma vez que sua mensagem traz o qrcode direcionando para o site e redes sociais. 

Lembrando que a campanha Salve o Rio da Ribeira busca  mobilizar e articular a sociedade civil e órgãos públicos responsáveis para adotar providências urgentes de combate à grave poluição do Rio da Ribeira, que atravessa o Residencial Natureza, comunidade localizada na zona rural de São Luís.

Fotos: Kadu Vassoler