.

Câmara realizará dois eventos em referência ao Dia da Pessoa Idosa

Amanhã, 1º de outubro, é comemorado o Dia da Pessoa Idosa no Brasil e a Câmara de São Luís desenvolverá uma programação especial em alusão à data na semana que se iniciará. Nos próximos dias 05 e 06, a Casa Legislativa realizará, respectivamente, a roda de conversa “Envelhecimento na contemporaneidade” e a live “Envelhecimento, direitos e políticas públicas” com o objetivo de abordar questões relativas às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Segundo a assistente social da Câmara de São Luís, Karoline Rocha, promover reflexões e discussões na sociedade atual sobre a pessoa idosa se faz necessário por ser o envelhecimento compreendido como um direito. “É necessário falarmos sobre o envelhecimento, compreendê-lo enquanto um direito social. Precisamos entender esse processo que é uma realidade mundial. A população idosa vem crescendo com o passar dos anos e, para que possamos entender os direitos referentes à pessoa idosa, é necessário que todos tomem ciência deles e tenham conhecimento sobre as formas de acesso a eles”, explicou.

Roda de conversa – A roda de conversa “Envelhecimento na contemporaneidade” terá como público os servidores da Casa Legislativa e acontecerá às 9h na sala VIP da instituição. O evento tem por objetivos socializar informações acerca do envelhecimento na contemporaneidade; promover reflexões sobre os processos de envelhecimento e os respectivos aspectos biopsicossociais; sensibilizar os servidores sobre a responsabilidade da família, do Estado e da sociedade em geral para o envelhecimento com qualidade de vida; e ainda promover integração do público interno, dentre outros.

Vale destacar que a roda de conversa terá como facilitadora a assistente social Érica Costa. Além da graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, a convidada também possui mestrado em Políticas Públicas pela mesma instituição. Atualmente, Érica Costa é professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade CEUMA, bem como coordenadora do curso de especialização em Gestão Social de Políticas Públicas da Universidade CEUMA e pesquisadora dos seguintes temas: Reestruturação Produtiva, Ato Infracional, Assistência Social, Questões Geracionais, Questões de Gênero e Questão Social.

Live – Já a live “Envelhecimento, direitos e políticas públicas” acontecerá no próximo dia 06, às 19h, no perfil @camaraslz do aplicativo Instagram. O evento digital é destinado a toda a sociedade e visa fomentar reflexões sobre o processo de envelhecimento; socializar informações sobre os direitos da pessoa idosa, com destaque para as políticas públicas; chamar a atenção da sociedade para as responsabilidades de cada um no processo de envelhecimento; e ainda estreitar o relacionamento da Câmara de São Luís com o público estratégico da instituição.

A live terá moderação da assistente social da Casa Legislativa, Karoline Rocha, e contará com a presença de Gabriella Marília da Silva Reis. Ela é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Administração, Avaliação e Planejamento de Programas e Projetos Sociais pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano e também é servidora pública

efetiva da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) lotada no CRAS do Bairro de Fátima.

Vale destacar que os dois eventos foram planejados e serão executados pelo Departamento Médico de Assistência aos Servidores da Câmara de São Luís, por meio do Núcleo de Atenção Psicossocial; e pela Diretoria de Comunicação da Casa Legislativa, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional.

Data – Vale ser registrado ainda que, no Brasil, o Dia da Pessoa Idosa é comemorado em 1º de outubro por fazer referência ao dia de promulgação da Lei nº. 10.741, conhecida popularmente como “Estatuto da Pessoa Idosa”.