Câmara destaca o dia em que o país celebra o desenvolvimento científico

Nesta quinta (8), data em que é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, o co-vereador Jhonatan Soares, do Celetivo Nós (PT), da Câmara Municipal, comenta os avanços e desafios que a área enfrenta no país e no mundo.

Para Jhonatan Soares, embora muito se tenha avançado, o momento é de alerta. O parlamentar aponta que a pesquisa sempre foi uma bandeira forte nos governos do PT. Como exemplo, ele recordou o Programa Ciências Sem Fronteiras, iniciado na gestão do presidente Lula, que reverberou no governo Dilma. O programa atuou como um grande projeto de pesquisa e expansão da ciência.

Nesse sentido, diz o vereador, o Coletivo Nós entende que a pesquisa é um campo muito importante, inclusive neste momento, com a descoberta das vacinas.

“Sem elas, jamais teríamos descoberto um instrumento efetivo no combate do coronavírus. Nós percebemos que o nosso país poderia estar muito melhor no enfrentamento da pandemia, se nós tivéssemos dado continuidade a esse processo de pesquisa e divulgação científica. Faz-se necessário que, em todas as esferas da gestão pública, nós possamos incentivá-las, diante do sucateamento da Educação”, ponderou.

Jhonatan Soares acentuou que, assim como a pesquisa foi importante para a descoberta da penicilina, em 1929, ela segue como a chave do desenvolvimento humano. “São invenções como esta que movem a ciência em seus mais distintos aspectos”, concluiu Jhonatan.

8 de Julho
Às datas aludem ao dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. A Fundação se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país. O Dia Nacional da Ciência foi sancionado em 2001, pela Lei nº 10.221; já o Dia Nacional do Pesquisador Científico, em 2008, através da Lei nº 11.807.