BRK retira 45kg da sistema de esgotamento sanitário que atende o bairro Nova Terra, em São José de Ribamar.

O descarte indevido de materiais como plásticos, fio dental, brinquedos, latas e garrafas, fraldas e absorventes provocam obstrução da rede de esgoto e o possível retorno para as residências. Além do óleo de cozinha, maior vilão das redes coletoras, que contamina a água e o solo, e não dissolve em água: quando o óleo resfria, ele endurece e se acumula nas paredes dos encanamentos, bloqueando o fluxo.

Para se ter uma ideia, durante o ano passado, a BRK retirou mais de 102 toneladas de lixo do sistema de esgoto dos dois municípios maranhenses que atende. E apesar do foco da concessionária no trabalho preventivo, foram mais de 1500 de ordens de serviço destinadas à limpeza de rede e obstruções.

Dentre os principais desafios enfrentados nessa ação, estão a profundidade do coletor de esgoto, que está há 6 metros do nível da rua, e o grande fluxo de efluentes no local. E os benefícios para a população são muitos, desde permitir o fluxo correto do fluxo dos efluentes até evitar o pior transtorno que é o retorno do esgoto para dentro os imóveis.