BRK disponibiliza Relatório Anual de Qualidade da Água 2023

Informativo assegura a potabilidade da água que chega às torneiras dos imóveis e está disponível no site da concessionária para todos os clientes

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, disponibiliza todos os anos o Relatório Anual de Qualidade da Água, que atesta a potabilidade do recurso hídrico distribuído à população. Os clientes podem acessar o site https://brkambiental.com.br/relatorio e conferir o relatório da sua cidade.

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 4 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água.

A BRK monitora em tempo real e por meio de análises laboratoriais se a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade, assegurando que o recurso retirado dos mananciais recebeu o adequado tratamento. Para isso, a concessionária envolve profissionais qualificados e segue uma metodologia moderna.

O informativo digital, disponível no site da concessionária, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no manancial até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que consomem.

As análises da qualidade da água dos municípios atendidos pela BRK são realizadas em laboratório próprio da companhia ou em outros contratados, que atendam aos requisitos para laboratórios expressos na Portaria GMMS 888/2021. A BRK reporta os resultados de análise ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública. A concessionária controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez, pH, dentre outros) e microbiológicos da água.

O Relatório de Qualidade da Água pode ser acessado nesta página: https://brkambiental.com.br/relatorio

Sobre a BRK

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de 100 cidades já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).