Banco do Nordeste premia microempreendedores
rurais e urbanos no Maranhão

Histórias de sucesso e transformação de vidas por meio de negócios apoiados com recursos do Banco do Nordeste foram reconhecidas em premiação entregue pela instituição financeira nesta terça-feira, 20. O XV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e o VII Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar, realizados na Superintendência Estadual do BNB, em São Luís, premiou nove microempreendedores urbanos e produtores rurais do Maranhão pelos resultados e impactos transformadores de seus negócios em 2022.

O XV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças destaca a atuação de empreendimentos apoiados pelos programas de microcrédito orientado Agroamigo, na área rural, e Crediamigo, na área urbana, em três categorias – “Empreendedorismo sustentável”, “Inovação e tecnologia” e “Produção e comercialização”. Já o VII Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar evidencia os resultados de sucesso de clientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) também em três categorias: “Sustentabilidade”, “Beneficiamento e comercialização” e “Inovação e tecnologia”.

“Os empreendedores aqui agraciados representam cerca de 300 mil clientes atendidos pelo Banco do Nordeste, somente neste ano, nestas categorias produtivas que são público prioritário em nossa atuação focada no desenvolvimento econômico a partir do apoio creditício, da orientação técnica e do acompanhamento da aplicação do crédito nesses pequenos negócios. O resultado é esse grande sucesso evidenciado pelo desenvolvimento dos empreendimentos, e geração de ocupação e renda, tanto no campo quanto na cidade”, destacou o superintendente estadual do BNB no Maranhão, Danivan Borges Lacerda.

Os clientes vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade dos negócios, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas do empreendimento e boas práticas de gerenciamento do empreendimento. A Comissão Julgadora que avaliou os casos de sucesso foi composta por representantes das Secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sebrae/MA, da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fecomércio-MA e FIEMA.

Histórias de sucesso
A agricultora Maria de Fátima Oliveira, de Porto Franco, no sul do Maranhão, foi uma das clientes reconhecidas pelo Prêmio da Agricultura Familiar. A empreendedora fez do campo a fonte de transformação de vidas para sua família. Com o crédito do Banco do Nordeste, dona Maria investiu em sua propriedade rural, onde mantém as atividades de bovinocultura de leite e corte, avicultura, e plantio de furtas e hortaliças sazonais, e extraiu do campo a renda para formação da primeira filha no ensino superior.

“Tenho muito orgulho de tudo que consegui conquistar com o trabalho na minha propriedade e, principalmente, com o apoio do Banco do Nordeste. As minhas maiores conquistas são o sustento da minha família e a formação da minha filha em Agronomia. Esse prêmio é muito especial para mim!”, compartilhou Maria de Fátima Oliveira.

Também forma premiados clientes das cidades de Bacabal, Barreirinhas, Caxias, Presidente Dutra, São José de Ribamar, São João dos Patos e Zé Doca.

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Diego Rolim, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Liviomar Macatrão, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Maranhão, Mauro Carvalho, a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp/MA, Alessandra Araújo, o superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, o assessora especial da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Domingues Neto, além de representantes de órgãos governamentais e de entidades representativos do setor produtivo maranhense.