Associação Comercial do Maranhão (ACM) completa 169 anos e abre temporada de comemorações com Collab Jovem 2023

A primeira entidade empresarial fundada no Maranhão e a quinta mais antiga do Brasil completa em agosto 169 anos de história. E, para comemorar este marco, algumas ações de estímulo ao empreendedorismo, fomento da economia e de homenagens estão programadas para os próximos dias. Oficialmente a Casa abre o calendário de comemorações no dia 9 de agosto com a realização do Collab Jovem 2023 e as encerra com a tradicional Solenidade Magna.

De acordo com o atual presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, a entidade, que passou por uma série de transformações nos últimos anos, tem trabalhado para unir o empresariado local ao buscar o fortalecimento de diversos segmentos, sem abrir mão de defender interesses mútuos.  Com isso, cada vez mais, tem definido ações estratégicas para se aproximar de quem faz a economia do estado pulsar, independentemente de sua área de atuação ou porte.
“Uma das nossas metas é estimular o empreendedorismo, sendo uma Casa que está de portas abertas para dialogar com empresários e todos os Poderes. Somos, sim, uma entidade tradicional, mas estamos atentos às mudanças na economia, provocadas pelas transformações tecnológicas, por exemplo”, afirmou Cristiano Barroso Fernandes.

O presidente explica que, neste ano de 2023, a atual gestão achou interessante abrir o calendário das festividades  focando nos jovens empresários, pois existe dentro da Casa um conselho que discute as necessidades e busca soluções para empreendimentos liderados por jovens. A abertura ficará marcada pela realização no dia 9 de agosto, no Multicenter Sebrae, do Collab Jovem 2023, que já se consagrou como o maior evento de empreendedorismo do estado voltado para empresários com a faixa etária de 18 a 45 anos.

Em sua 4ª edição, a carga horária do evento teve acréscimo justamente para seguir uma dinâmica em que os participantes possam ter mais tempo para trocar experiências, fazer networking, buscar conhecimentos sobre as novidades do mercado, participar de workshops e ainda assistir palestras.

Todas as edições do Collab Jovem contam com a  presença de grandes palestrantes que sobem ao palco para um bate papo descontraído e regado de muito conhecimento. Em 2023, a entidade empresarial escolheu para a palestra máster o ex-jogador de futebol Diego Ribas, que vem ministrar sob o tema “Do Risco à Glória” . Diego Ribas, bicampeão da Copa Libertadores pelo Flamengo   está construindo uma nova carreira fora dos gramados como palestrante e gerador de conteúdo sobre empreendedorismo e liderança. No Collab Jovem 2023 ainda serão discutidos temas como Chat GPT, Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), Autoconfiança para Empreender e Como Começar do Zero um Negócio.

Outras atividades nos 169 anos
Para festejar as tradições da entidade e celebrar o empreendedorismo maranhense, dia 21 de agosto, no Salão Nobre Arnaldo Ferreira, na sede  da ACM, localizada no Palácio do Comércio,  acontecerá a Solenidade Magna a partir das 19h. O evento reúne associados da Casa, diretoria, autoridades, nomes que ajudaram a construir a história da entidade e outros convidados especiais.

Neste ano, o destaque da solenidade ficará por conta das homenagens às empresas com mais de 50 anos de atividades no estado. Na ocasião, serão homenageados o Grupo Magnólia e a Leite Empreendimentos Imobiliários do Maranhão (Adalberto Leite Imóveis). Outro ponto chave dentro desta festividade será o momento reservado para comemorar os 200 anos do poeta maranhense Gonçalves Dias. A Solenidade Magna encerra com um coquetel de congraçamento.
“Tudo foi pensado para fazer dos 169 anos da ACM um grande ponto de partida para as transformações que ainda estão por vir para esta entidade e que estamos pleiteando junto aos parceiros locais e nacionais. Muito em breve queremos fazer da sede da nossa entidade um grande ambiente de inovação como um polo tecnológico, por exemplo, onde ações poderão ser desenvolvidas tanto pelo setor privado, quanto por meio de uma relação de cooperação que reunirá o setor público e privado”, afirmou o presidente.