Assembleia retoma nesta quinta sessões solenes com entrega de medalhas e título

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão retoma suas sessões solenes com a  entrega, nesta quinta-feira (21), do título de ‘Cidadão Maranhense’ ao empresário Sérgio Luís Veras Parente, homenagem proposta pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB); e da Medalha ‘Manuel Beckman’ aos ativistas das causas de trânsito, Lourival da Cunha Souza e Francisco de Assis Peres Soares, por solicitação do deputado César Pires (PV).

A primeira sessão acontecerá às 11h, no Plenário da Casa, para entrega da Medalha ‘Manuel Beckman’ ao engenheiro civil e auditor fiscal aposentado Lourival da Cunha Souza, coordenador da campanha SOS Vida pela Paz no Trânsito, e ao engenheiro eletricista Francisco de Assis Peres Soares, coordenador do Observatório do Trânsito no Maranhão (OTM).

Lourival Souza, natural de Coroatá (MA), tem 60 anos de idade e coordena a campanha SOS VIDA desde 2011. A iniciativa originou-se de um movimento lançado por ele após o falecimento de sua filha, vítima de acidente de trânsito.

Francisco Peres Soares, por sua vez, tem uma história de militância em defesa da vida de motociclistas, pedestres e pessoas com deficiência física, auditiva e visual, integrando um seleto grupo de dez conselheiros nacionais de trânsito.

Título

A segunda sessão solene será marcada pela entrega do título de ‘Cidadão Maranhense’ a Sérgio Luís Veras Parente, presidente do Grupo RJ Distribuidora, que atua nos estados do Maranhão e Ceará, em reconhecimento aos serviços prestados ao Maranhão e por sua contribuição para o desenvolvimento empresarial e à empregabilidade no estado. O Grupo RJ Distribuidora gera mais de 600 empregos diretos, sendo 140 destes no Maranhão.

Sérgio Parente é cearense de Sobral (CE). Seus negócios no Maranhão datam de 1999. O empresário começou como representante comercial da Indústria Alfredo Fantini. Anos depois, decidiu montar sua própria empresa, abrindo a RJ Distribuidora São Luís, que funciona até hoje. 

Transição

As duas solenidades ocorrerão dentro das regras de transição, por conta da pandemia de Covid-19, conforme Resolução Administrativa 538/2021, da Mesa Diretora, que permite o retorno das sessões ordinárias pelo sistema híbrido (presencial e remoto), de terça a quinta-feira. A Resolução trata, também, da realização das sessões solenes para entrega de títulos e medalhas, limitadas a duas por mês, com a presença de, no máximo, dez convidados por evento, mas com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais da Casa.