Artigo do Maranhão é premiado em Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios, realizado no Espírito Santo  

Um artigo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi premiado no B-tech Congress, o Primeiro Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios, realizado pela FUCAPE Business School, em Vitória, no Espírito Santo

O evento aconteceu entre os dias 08 e 11 de dezembro, e contou com o apoio de organizações públicas e privadas. O objetivo era estimular o debate entre academia e mercado, reunindo grandes nomes dos negócios, autoridades, além de pesquisadores, estudantes e professores.    

“Tradicionalmente existe uma separação entre teoria e prática, que significa que o pesquisador não conversa com profissionais do mercado. A ideia foi justamente aproximar esses dois lados com trabalhos de pesquisa aplicados à realidade. Não são trabalhos teóricos, mas sim trabalhos que propõem soluções aplicadas para as empresas. Esse foi o grande objetivo do Congresso e foi cumprido com excelência”, afirmou o Prof. Dr. Emerson Mainardes, Coordenador Geral do B-tech Congress. 

Durante os quatro dias de evento, foram realizadas palestras com profissionais do mercado, acadêmicos e autoridades. Também aconteceram mesas redondas sobre empreendedorismo, inovação, mercado financeiro, gestão pública, além da apresentação dos artigos participantes do congresso. A ocasião também marcou a etapa final do processo de seleção da nova startup do Hub de Inovação da FUCAPE  

Em um jantar realizado no auditório da FUCAPE, na sexta-feira (10), foram anunciados os quatro artigos premiados pelo congresso. Entre eles estava o artigo “Melhoria no relacionamento entre Pesquisadores, Fundação de Apoio à Universidade Pública e Instituições de Fomento como fator para o bom gerenciamento de projetos”, de autoria do Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Gustavo Costa e demais representantes da instituição, como Carliene do Vale, Amilson Durans, Carlo Jorge Macedo e Joselita Chantal.  

Destaques 

Um dos muitos destaques do evento, foi a Mesa Redonda em Gestão Empresarial que contou com a participação do Diretor Executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernardina, o CEO da Comprocard, Wilson Richa Júnior, o Controller da Arcelor Mittal, Paulo Wanick, Ceo do Extrafruti, Leonardo Venâncio Lourenço e o professor da FUCAPE, Dr. Talles Vianna Brugni.    

A ex-secretária Executiva do Ministério da Fazenda e Economista Chefe do Santander, Ana Paula Vescovi, também participou de um diálogo com a economista e professora da FUCAPE, Drª Arilda Teixeira, sobre o impacto dos cenários econômicos na inovação empresarial. Durante a conversa, Vescovi destacou a importância da diversidade dentro das empresas e falou sobre os desafios gerados pela pandemia, que podem ser um impulso para boas mudanças.   

“As pandemias não significaram a ruptura nas tendências da economia global, pelo contrário, elas aceleraram o desenvolvimento dessas tendências, e nós podemos observar isso quando analisamos as grandes pandemias da história”, afirmou Vescovi.    

Com o sucesso da iniciativa, uma nova edição do B-tech já está garantida para 2022.   

“A expectativa é que o congresso se consolide como um canal de comunicação entre academia e mercado e como fonte de soluções para os mais variados problemas que existem dentro da área de negócios. Temos certeza que ano que vem o B-tech será um grande sucesso em maior proporção e com maiores impactos”, finalizou Emerson Mainardes.  

A FUCAPE no Brasil e no Maranhão  

Criada em 2000, a FUCAPE está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil que possuem nota 5 (nota máxima) na avaliação do MEC (Ministério da Educação), no Índice Geral de Cursos – IGC. Essa classificação da Instituição já se perpetua há uma década.  

A FUCAPE está entre as top 10 do País e se classifica como a 1ª no Espírito Santo.  Agraduação de Economia da instituição foi eleita a melhor do Brasil pelo MEC.  

Com unidades no Maranhão, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Espírito Santo, a FUCAPE oferece uma educação continuada, da Graduação ao Doutorado, sendo conhecida por defender conceitos inovadores.  

Conheça nossa unidade do Maranhão: 

Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380