“Antes, não sabia por onde começar”, diz estudante do Pré-Vestibular Gonçalves Dias

Um cursinho pré-vestibular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), online, com acesso gratuito para estudantes de todo o país. Este é o Pré-Vestibular Gonçalves Dias – Aprova Brasil, preparatório que já despertou o interesse de estudantes de várias localidades do Brasil e que atualmente disponibiliza 45 vídeos semanais envolvendo todas as disciplinas necessárias para a prova.

A iniciativa foi criada em outubro pelo Governo do Maranhão. O curso leva o nome do poeta maranhense ícone do romantismo no Brasil e já conseguiu registrar, em pouco mais de um mês, cerca de 200 acessos em uma única transmissão ao vivo.

“Nós estamos evoluindo. A cada semana, a gente tem um retorno positivo em relação ao acesso à plataforma, tanto o pré-vestibular quanto o remoto. Toda semana a gente tem um aumento significativo de acesso”, conta o professor de matemática e coordenador do Pré-Vestibular, Thyago Araújo.

“É um trabalho de quem realmente leva a sério a educação”

De acordo com o professor Thyago Araújo, a concepção do cursinho e até as cores da logomarca do Pré-Vestibular Gonçalves Dias foram pensadas detalhadamente.

Docente da rede estadual de ensino, Thyago Araújo já tinha um canal independente de aulas na internet, antes de ser convidado a participar do Pré-Vestibular ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

Ao lado do bombeiro militar Daniel Matos, que já desenvolvia um projeto pré-vestibular no Colégio Militar Tiradentes, Thyago coordena todas as etapas do projeto, que conta com 19 professores de todas as áreas e participações de educadores de vários estados, como Ceará, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

“É muita coisa. É um trabalho de quem realmente leva a sério a educação. O governo está de parabéns. A gente tem a sensação de que, quando algo é público, ele não tem qualidade. Mas esse projeto, desde o início, desde a escolha da logomarca, foi acompanhada de perto pelo governador Flávio Dino. A gente vê um carinho gigantesco dele por esse projeto e por fazer algo diferente não para só para o Maranhão, mas para todo o país. Enquanto professor, eu só tenho a parabenizar o governador”, afirma Thyago. 

A estudante Gleisiane Cantanhese, de 17 anos, mora em São José de Ribamar e sonha em ingressar na faculdade de História. Gleisiane viu no Pré-Vestibular Gonçalves Dias uma possibilidade de se preparar para o Enem, mesmo em tempos de pandemia. 

“O projeto me ajudou a ter uma rotina de estudos. Antes não sabia por onde começar a estudar. Quando conheci o projeto, me ajudou muito. É como se estivéssemos na sala de aula. O governo está incentivando os alunos a não perderem o ano letivo”, avalia. 

“Não percam essa chance”

Aos que ainda não assistiram às aulas do Pré-Vestibular Gonçalves Dias, Gleisiane manda o recado: “Alunos e alunas, não percam essa chance de tirar dúvidas, fixar conteúdos e aprender”, disse. 

São gravados 18 vídeos diários, com 30 minutos de duração cada, com programação todos os dias da semana e aulões ao vivo (lives) aos sábados. Ao todo serão 17 semanas de atividades, com 45 videoaulas por semana, disponibilizadas por semana, além de material apostilado para download e mais de 3.500 questões comentadas para o aprofundamento do conteúdo estudado.

O Pré-Vestibular está disponível gratuitamente para todo o Brasil na plataforma www.ma.gov.br/goncalvesdias e os vídeos das lives podem ser acessados a qualquer momento no canal da Seduc no YouTube.