Giro de Noticias

Alunos de cursos profissionalizantes no São Francisco, são certificados em São Luís

Os moradores do Residencial José Chagas, no bairro do São Francisco, em São Luís, concluíram os cursos profissionalizantes de confeitaria, pastelaria e auxiliar de serviços gerais, oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A certificação de 60 beneficiários foi feita nesta quinta-feira (4), no Centro de Obras Sociais do São Francisco.

“Promover qualificação profissional aos moradores é uma forma de buscar alternativas e fazer com que os conhecimentos adquiridos e aprimorados possam se transformar em atividades permanentes de geração de trabalho e renda”, destacou o assessor especial da Secid, Rommeo Amin, que na solenidade representou o secretário da Secid, Márcio Jerry.

A ação é coordenada pela Secid, por intermédio do Projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS), e tem o objetivo de gerar oportunidades de formação profissional aos moradores. O PTTS da Secid trabalha com ações em quatro eixos: desenvolvimento social, geração de emprego e renda, gestão ambiental e gestão condominial. O programa contribui não somente com uma nova moradia, mas com melhorias de vida social.

Para Raimunda Sousa, aluna do curso de pastelaria e moradora do residencial, o aprendizado vai ser transformado em empreendedorismo. “Esse curso foi de muita importância, pois dessa capacitação posso fazer salgados para vender e ganhar uma renda extra. Este curso serviu para aperfeiçoar nosso conhecimento e abrir novos horizontes”, afirmou.

Já Elinaldo Pereira e Silva, aluno do curso de auxiliar de serviços gerais, salientou a importância de ter um certificado para ser inserido no mercado de trabalho. “Esse curso vai melhorar muito o desempenho das nossas atividades no mercado de trabalho. Gostei muito, pois além da parte prática, tivemos aulas de relações pessoais, empreendedorismo e finanças. Com isso, podemos agora colocar no currículo que somos profissionais”, disse. 

De acordo com a gestora do Departamento Social da Secid, Daniella Andrade, a iniciativa é um instrumento importante na região. “Com a pandemia, é mais uma forma de incremento ao salário das mães e pais de família, que agora podem empreender com seu próprio negócio, gerando trabalho e renda. O governador Flávio Dino e o secretário Márcio Jerry estão presentes nessas áreas com ações nas áreas de educação, saúde, segurança alimentar dando assistência e transformando vidas das pessoas que mais precisam”, pontuou.