Giro de Noticias

AGED realiza coleta de grãos de soja para análise do herbicida glifosato

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) fiscalizaram mais de 15 mil hectares em seis propriedades na Serra do Penitente, município de Tasso Fragoso, no Sul do estado, durante ação realizada na quarta-feira (19). 

A AGED vem realizando o trabalho de coleta de amostras oficiais em todo o Maranhão nas regiões produtoras de grãos para envio a laboratório especializado para análise de resíduos do herbicida glifosato. 

Na regional da AGED de Balsas esse trabalho foi intensificado com o fim da colheita dos grãos. Na Serra do Penitente, os fiscais estaduais agropecuários da AGED, Eugênio Pires e Isadora Vieira percorreram as propriedades e coletaram amostras de grãos que serão encaminhadas ao laboratório para análise de resíduo do glifosato. 

Para o chefe da regional de Balsas, Eugênio Pires, é de fundamental importância que a AGED realize essas fiscalizações na cadeia produtiva, para uma produção agrícola sustentável, com produtos dentro dos padrões de qualidade e com utilização de agrotóxicos respeitando os limites impostos pela legislação vigente. 

Os produtos herbicidas à base de glifosato são bastante utilizados nas culturas de soja no Sul do Maranhão. No Brasil, desde 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vem reavaliando o uso da substância e em dezembro de 2020 decidiu manter o uso do herbicida com restrições. No Maranhão, por exemplo, a aplicação aérea do glifosato é proibida. 

Sobre o glifosato e demais agrotóxicos utilizados, aos Estados cabem a responsabilidade de fiscalizações desde o comércio até a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos.