Giro de Noticias

Adolescentes da Funac visitam Escola de Cinema em São Luís

Conhecer a sétima arte foi a atividade proporcionada para os adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade Vocacional Escola de Cinema, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em São Luís. A atividade foi organizada pelo professor de Esporte e Lazer da Fundação, Thaylan Sousa. 

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a atividade é importante e somará com o crescimento sociocultural dos adolescentes. “O cinema é um grande aliado no processo de aprendizagem e eles terem a oportunidade de visitar uma Escola de Cinema e conhecer como funciona, da pré-produção até o produto final no audiovisual; é um grande incentivo para a valorização cinematográfica local e nacional”.

Sorimar Sabóia informou que na rotina sociopedagógica dos Centros Socioeducativos da Funac existe o Cinesocioeducação, onde são exibidos filmes, orientados pela equipe técnica. Por meio dessa atividade são debatidos temas importantes.  

A diretora da Escola de Cinema, Mônica Rodrigues, falou da satisfação de receber a visita do grupo da Funac para uma sessão de cinema e bate-papo com a equipe da coordenação pedagógica: Raimundo Reis e Giuliana Gasparroni. 

“Essa é uma prática que vem se solidificando, a visita técnica, apreciação fílmica e diálogos com jovens e educadores que se interessam pela sétima arte. Esse foi o primeiro momento do ano do projeto Encontros, que abre as portas da nossa escola para a comunidade local, instituições governamentais e não governamentais”, informou Mônica Rodrigues.

Giuliana Gasparroni, professora e curadora da atividade, pontua que a Unidade Vocacional Escola de Cinema tem como um dos lemas a valorização da arte.  

“Entendemos ser possível, através da arte, educar sob um ponto de vista humano, solidário e representativo. A partir deste entendimento, recebemos os adolescentes e pudemos desfrutar de uma tarde com muitas trocas e aprendizados por meio de conversas e de uma apreciação cinematográfica. Esperamos que momentos como este se repitam durante o ano”, comentou Giuliana Gasparroni.

Um dos socioeducandos, que participou da atividade, ressaltou a felicidade de conhecer, pela primeira vez, uma Escola de Cinema. “Gostei muito da atividade externa que participamos, pude aprender mais sobre a sétima arte e quero ter a oportunidade de participar mais vezes”, afirmou.

Raimundo Reis, professor e curador da atividade, falou da satisfação em receber os adolescentes da Funac tendo em vista que é imprescindível a presença da arte no cotidiano e na vida de todo ser humano. Ele informou que a linguagem cinematográfica é uma das grandes possibilidades artísticas que possuem o poder de formar um indivíduo, de incitar sua reflexão, seu senso crítico e estimular sua sensibilização. 

“Por isso, acreditamos, também, no poder da sétima arte na ressocialização das pessoas. Queremos, assim, em nome da direção da Escola de Cinema, deixar as portas abertas par