Adolescentes da Funac participam do concurso de Redação da OAB em Imperatriz

Os Adolescentes do Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) estão participando do I Concurso de Redação, que está sendo organizado pela Comissão de Defesa e Proteção da Criança e do Adolescente, da OAB/MA – Subseção Imperatriz, com o tema ECA 30 ANOS: “Educação e Inclusão”, o resultado sairá na segunda-feira (03).

O concurso visa valorizar e estimular a criatividade dos internos, a leitura, o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa e destacar os principais avanços obtidos com a assinatura do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também as dificuldades enfrentadas  para a sua efetiva implementação.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destaca a iniciativa da OAB, que é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação junto aos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas. “Temos uma proposta pedagógica e incluímos nessa proposta projetos com foco no processo de conhecimento e aprendizado na área da escrita, da leitura e interpretação de textos”, afirma.  

Participam 16 socioeducandos, sendo 10 do Centro Socioeducativo de Internação Semear (CSIS) e seis do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina (CSIPRT), que escreveram sobre os desafios para que a lei seja cumprida de forma integral e garanta a crianças e adolescentes de todo país a efetivação de seus direitos.

“Trabalhamos com os adolescentes diferentes formas textuais. Que o Concurso estimule não só a participação dos socioeducandos, mas que sirva para fortalecer os projetos de leitura e escrita do Centro Socioeducativo”, pontua Cybelle Cavalcante, coordenadora técnica do CSIS.

O diretor do CSIS, Ricardo Bonfim, ressalta a participação dos socioeducandos. “Mais uma vez estamos inserindo nossos adolescentes em competições voltadas para a área educacional de forma a estimulá-los a priorizar os estudos e entender que, através da educação, poderão ter um futuro melhor” afirma Rodrigo.

“Recebemos o convite da presidente da OAB/MA subseção de Imperatriz, Márcia Cavalcante, para inserir os adolescentes da Funac no Concurso de Redação, que está sendo promovido apenas para socioeducandos em cumprimento de medida socioeducativa ou cautelar, nos Centros Socioeducativos da Funac de Imperatriz”, complementa o diretor do Semear.

A vice-diretora do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina, Socorro Pires, fala da importância do concurso e da participação dos adolescentes. “É de grande relevância, pois superou as expectativas desde as aulas preparatórias até a construção efetiva do texto, concretizando assim a busca por conhecimento e empenho para uma boa produção textual”, comenta. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *