Giro de Noticias

Ações formativas da comemoração de 15 anos do Xama Teatro estão com inscrições abertas; programação inicia nesta segunda (11)

SÃO LUÍS – O primeiro semestre de 2024 marca um período muito especial para o grupo maranhense Xama Teatro: a comemoração dos 15 anos de atividade do coletivo teatral, por meio do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”. A programação especial inicia nesta segunda-feira (11), com ações formativas oferecidas gratuitamente ao público, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.

As ações formativas da programação, entre oficinas e residências, serão totalmente gratuitas, abertas ao público e serão realizadas no Teatro Xama, localizado na Rua das Esmeraldas, nº3, quadra 1, Araçagy.

Segundo a dramaturga argentina Nádia Ethel, que atua também como produtora e roteirista no grupo, as ações formativas funcionam como espaços de intercâmbio e aprofundamento das pesquisas que as integrantes do Xama Teatro já fazem desde 2008.

“Nosso intuito é gerar e compartilhar conhecimento, assim como democratizar o acesso ao conhecimento para artistas, pessoas que estão ligadas nos processos artísticos e aos que têm interesse em continuar aprendendo e reformulando suas experiências dentro dos meios artísticos e, particularmente, das artes performativas, como são as teatrais”, destacou a produtora.

A programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” ocorrerá ao longo do primeiro semestre de 2024 – em março, as ações ocorrerão em São Luís; no mês de abril, em Belém; já em maio, serão realizadas em Fortaleza.

Em São Luís, as ações formativas iniciam nesta segunda-feira (11), com a oficina “Construção de Cena”, que ocorrerá das 15h às 18h, até o dia 13 de março, que irá apresentar táticas de criação para momentos de vulnerabilidade, além de explorar caminhos possíveis entre a dramaturgia e a encenação para formação de artistas e grupos.

Já na residência “Experimentos Arcanos”, das 19h às 22h (também entre os dias 11 e 13 de março), o público viverá a experiência de mergulhar em um estudo vivencial que une os arcanos do tarô à arte de contar histórias.

Na etapa final, será realizada a oficina “Criação + Produção = Autogestão”, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de março, das 9h às 12h, com foco em convidar o público para começar a produzir seus próprios projetos.

Todos os ingressos podem ser retirados gratuitamente por meio do link: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro.

São Luís, Belém e Fortaleza

A programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” inicia em São Luís (MA), neste mês de março. Em seguida, passará por outras cidades: em Belém, no mês de abril; e em Fortaleza, no mês de maio.

Em São Luís, além das ações formativas, também serão realizados os espetáculos, sempre às 20h, com início no dia 14 de março, com “A Besta Fera – Biografia Cênica de Maria Aragão”; no dia 15, com “As Três Fiandeiras”; dia 21, será “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”; encerrando com “A Carroça é Nossa”, no dia 22 de março.

A temporada na capital maranhense contará ainda com Narração de Histórias no dia 23 de março, às 18h. A programação é gratuita, aberta ao público e será realizada no Teatro Xama, localizado na Rua das Esmeraldas, nº3, quadra 1, Araçagy, em São José de Ribamar – com exceção do espetáculo “A Carroça é Nossa” (22/03), que será apresentado no VIVA Vila Luizão.

Já nas cidades de Belém e Fortaleza, a temporada especial do projeto ocorrerá, respectivamente, nos meses de abril e maio. Em Belém, toda a programação será realizada entre os dias 4 e 11 de abril, tanto na Casa de Artes Cênicas do Sesc, localizada no Boulevard Castilhos França, 722, quanto no Teatro Waldemar Henrique, localizado na Avenida Pres. Vargas, 645, Campina.

No mês de maio, em Fortaleza, as ações formativas, assim como os espetáculos e a narração de histórias começam a partir do dia 9, com temporada aberta até o dia 17 na cidade. Serão palcos da programação: o Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160; e no Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81 – ambos na Praia de Iracema.