Esporte

A estreia das novas estrelas do Barcelona e Real Madrid no Clássico desse sábado (28)

O FC Barcelona e o Real Madrid se enfrentarão neste sábado no ELCLASICO, que marca o 255º encontro desses dois clubes em competições oficiais, com um histórico de confrontos tão equilibrado. O Real Madrid venceu 102 encontros, o FC Barcelona 100 e em 52 deles terminaram em empate. Esta é uma rivalidade histórica que remonta a mais de 100 anos e que será vivenciada, pela primeira vez, pelos talentosos reforços de verão como João Félix, Jude Bellingham, Kepa Arrizabalaga e João Cancelo.

Sem esquecer o impressionante início de temporada do Girona FC, o grande prêmio em jogo nesta partida é a possibilidade de terminar o dia da partida como líder da LALIGA EA SPORTS. Isso só aumenta a tensão usual que acompanha este jogo. Nesta ocasião, o jogo será disputado em um novo cenário, no Estadi Olímpic de Montjuïc, já que o local habitual do Los Azulgrana, o Spotify Camp Nou, está atualmente em reforma. Como resultado, essa rivalidade se deslocará para um novo estádio, semelhante ao que aconteceu quando a partida foi disputada no Estadio Alfredo Di Stéfano durante a pandemia de Covid.

Ambas as equipes tiveram um bom começo de temporada, com o time de Carlo Ancelotti somando 25 pontos e o time de Xavi Hernandez coletando 24 em 10 jogos disputados até agora. O time da capital chega ao confronto após um empate contra o Sevilla FC, enquanto o time catalão conseguiu superar o Athletic Club nos minutos finais em outro emocionante jogo na última rodada.

O Barça ainda não perdeu em seu novo estádio e venceu todas as cinco partidas da LALIGA EA SPORTS que disputou em Montjuïc, fazendo jus ao apelido de ser uma montanha mágica. Os Blancos estão ansiosos para quebrar essa sequência e voltar a vencer no estádio dos adversários. Na temporada passada, o Real Madrid sofreu uma derrota por 2 a 1 no ElClasico fora de casa no campeonato, mas havia vencido por 2 a 1 e 3 a 1, respectivamente, quando visitou o FC Barcelona em 2021/22 e 2020/21.

Quanto às ausências, Xavi ficará sem os lesionados Frenkie de Jong e Jules Koundé, enquanto o Real Madrid estará sem Thibaut Courtois e Éder Militão durante toda a temporada devido a graves lesões no joelho. Embora essas sejam perdas significativas para ambos os treinadores no ELCLASICO, esses jogadores podem ser substituídos por outros talentos de alto nível.

O Real Madrid tem o artilheiro da competição, o inglês Jude Bellingham, que marcou oito gols no início da temporada e que enfrentará o Pichichi da temporada passada, Robert Lewandowski, que já marcou cinco gols nesta temporada. Essas duas estrelas de classe mundial se juntarão a outros como Vinícius, João Félix, Rodrygo e Ferran Torres, todos buscando marcar um gol no ELCLASICO.

Nas pontas, teremos dois gigantes, Marc-André ter Stegen e Kepa Arrizabalaga. Enquanto as linhas defensivas serão comandadas por Ronald Araújo e Antonio Rüdiger. Há também muito talento no meio-campo, onde Gavi, Eduardo Camavinga, İlkay Gündoğan, Fede Valverde e outros estarão em ação. Além disso, este jogo reúne dois treinadores de alto nível, com a inteligência e experiência necessárias para ter sucesso nesse tipo de cenário de alto nível. Este é o ElClasico, com novos rostos, mas com toda a importância e peso da história dessas camisas.