Giro de Noticias

Maranhão chega a 137 ônibus e duas lanchas escolares entregues aos municípios

“Mais uma ação que prova que a união faz a força”, disse o secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, após o Maranhão alcançar a marca de 137 ônibus e duas lanchas escolares entregues na atual gestão. A união a qual o secretário se refere diz respeito à forma como os veículos foram adquiridos e sua destinação final. 

Entre as recentes entregas, estão 17 veículos adquiridos pelo Governo do Maranhão, com recursos originados de emenda da bancada maranhense no Congresso Nacional. 

Ou seja, parlamentares maranhenses na Câmara e no Senado Federal destinaram emenda ao Maranhão, o governo estadual fez a aquisição dos ônibus e distribuiu as chaves dos veículos aos municípios beneficiados, que ficam responsáveis pela operacionalização do transporte dos estudantes.    

Para Felipe Camarão, esta é uma política que demonstra a “efetiva colaboração entre os entes estatais” em favor da educação pública maranhense. “Deputados, senadores, governo e prefeituras unidos, em favor dos estudantes maranhenses. A gente tá demonstrando que a união, nesse momento de crise, faz a grande diferença”, comemorou o secretário.

Os 17 veículos entregues no início do mês são do tipo Ônibus Rural Escolar-ORE 2, com comprimento total máximo de nove metros, capacidade para até 44 estudantes sentados, mais o condutor. Os veículos são equipados com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo ‘poltrona móvel’ e possuem itens para o adequado embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

Nesta semana, mais dois ônibus foram entregues a cidades da região dos Lençóis Maranhenses. 

Transporte adequado e digno

Em 2015, o Executivo estadual criou o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), uma das estratégias adotadas no regime de colaboração entre o Estado e os municípios, para garantir a melhoria da aprendizagem e da infraestrutura escolar nas cidades maranhenses, como reforçou o governador Flávio Dino em entrevista. 

“Uma das iniciativas em parceria com os municípios é esta de prover meios adequados e dignos para o transporte escolar. Esses ônibus são entregues visando a que nós tenhamos a melhoria da infraestrutura escolar”, disse Flávio Dino.