“População também tem que dar parcela de contribuição”, diz maranhense após receber máscara distribuída pelo Governo

Um ano após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Maranhão, o Estado tem pressa em garantir imunização em massa a toda à população. Já foram distribuídas, aos 217 municípios, 1,2 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 e o Governo do Maranhão aguarda parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para efetuar a importação de 4,5 milhões de doses da vacina Sputnik V – por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Anvisa tem até o dia 28 de abril para emitir uma decisão.

Mas enquanto a vacinação em massa não é possível, a gestão estadual mantém uma agenda contínua de medidas preventivas para evitar a proliferação do vírus. Uma dessas ações é a distribuição de máscaras de proteção para a população. Ao longo deste mês estão sendo entregues 1 milhão de máscaras do tipo KN95. 

Com respeito às regras de distanciamento social e uso de álcool em gel, a ação de distribuição conta com o apoio de equipes de bombeiros e vem agradando a população. 

Na cidade de Pinheiro, a assistente social Assunção Pinheiro elogiou a iniciativa. Para Assunção, independentemente da imunização, manter o uso de máscaras ainda é uma das saídas mais eficazes para combater o contágio e, na avaliação da assistente social, a população também deve fazer sua parte no controle da pandemia. 

“Essa iniciativa é válida para que a população se conscientize que, independentemente da vacina, nós precisamos usar máscara, manter o uso correto e trocar no tempo correto. Isso é muito importante. O Governo tá de parabéns, mas a população também tem que dar sua parcela de contribuição”, defende Assunção Pinheiro. 

Também em Pinheiro, o estudante Rafael Marques aproveitou a oportunidade e adquiriu uma nova máscara de proteção. Ele elogiou o trabalho no posto de distribuição, onde os bombeiros realizam a entrega das máscaras e orientam as pessoas sobre o uso correto do protetor. 

“Achei bem interessante. Além do trabalho de conscientização das pessoas sobre o uso correto da máscara, também estão fazendo a troca, porque às vezes a pessoa tá usando por bastante tempo e acaba perdendo a eficiência. Eu acho que esse projeto bem legal, bem interessante”, comenta o estudante. 

Entrega e conscientização

Um dos responsáveis pela entrega de máscaras no Calçadão de Imperatriz, principal centro comercial público da cidade, o bombeiro civil Eli Ramos descreveu um pouco da sua rotina de trabalho no posto de distribuição em Imperatriz, que doa 1.500 por dia. 

“Entregamos de 8 da manhã até às 11h e recomeçamos das 13h até às 16h. São 750 máscaras distribuídas pela manhã e mais 750 à tarde. Estamos aqui também para conscientizar as pessoas a usarem as máscaras. Estamos conscientizando especialmente quem está sem mascara. Esse é o nosso objetivo aqui: conscientizar e entregar”, descreve Eli Ramos.

O estudante Laércio Pereira mora em Imperatriz e foi um dos beneficiados pela entrega gratuita de máscaras faciais na sua cidade. Ele recebeu a proteção na hora certa, já que tinha esquecido sua máscara em casa. 

“Eu achei muito interessante a iniciativa, até para ajudar pessoas como eu, que tinha esquecido a minha máscara, encontrei a banca e agora estou bem protegido”, conta Laércio. A doação de máscaras de proteção KN95 é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov), que faz a distribuição nos pontos de entrega instalados nos municípios.