O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

DPE/MA abre o MaraDefs com grande ação social no Centro Histórico de São Luís, nesta segunda (19) 

O Dia Nacional da Defensoria Pública (19 de Maio) será marcado, em São Luís, pela abertura do movimento “MaraDefs”, uma extensa programação que promete mobilizar a capital e o interior do estado com mutirões, campanhas e feiras até o dia 24 de maio. A abertura contará com uma grande ação social e será realizada na Praça das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, a partir das 9h30.  

A ação contará com os serviços de assistência jurídica da Defensoria estadual e das instituições parceiras que também estarão no local: Instituto de Identificação (Ident), Tribunal Regional Eleitoral, Alumar, Equatorial Energia, INSS, Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec), secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Fazenda (Sefaz), secretarias municipais de Assistência Social (Semcas) e da Saúde (Semus), Viva Procon e Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Maranhão (LAGGMA) da UFMA. 

É a oportunidade para resolver demandas como divórcio, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e registros públicos. Os interessados também poderão emitir carteira de identidade e título de eleitor, mudar o domicílio eleitoral, fazer o Cadastro no Tarifa Social de Energia, receber esclarecimentos sobre o Cadastro Único e benefícios previdenciários, entre outros.  

A programação também conta com apresentação da Associação Cultural Tambor dos Onças. Para receber tantos serviços, a Carreta dos Direitos da Defensoria, estará instalada na Praça das Mercês.  

O movimento – O MaraDefs contará com uma ampla programação até o dia 24 sob os eixos de acesso integral à justiça, transformação social e educação em direitos.  

Segundo o defensor-geral, Gabriel Furtado, a ideia é movimentar todo o Maranhão durante uma semana repleta de ações inovadoras e inclusivas. “A intenção é destacar a importância e o papel da instituição na defesa dos direitos da população maranhense, fortalecendo a dignidade, a autonomia e a cidadania de milhares de pessoas”, disse. 

Durante essa semana, alusiva às comemorações pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, a instituição reforçará sua atuação no combate a violações de direitos, oferecendo à população maranhense ações concentradas e simultâneas de acesso integral e gratuito à justiça voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.