O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Três personalidades são homenageadas com títulos de cidadão ludovicense

Em São Luís, vivem pessoas de vários municípios, estados e países diferentes que vêm morar, trabalhar e engrandecer ainda mais a cidade. Em reconhecimento a essa dedicação, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) entrega a muitos desses moradores uma honraria bastante significativa: o Título de Cidadão Ludovicense.

Na manhã desta sexta-feira (25), por exemplo, o Plenário Simão Estácio da Silveira foi palco de mais uma sessão solene para reconhecer a trajetória de três notáveis nascidos fora da capital maranhense: Gabriel Santana Furtado Soares, Maria Lúcia Gato de Jesus e José Ribamar Barros Patrício. As concessões das honrarias foram apresentadas pelo Coletivo Nós (PT).

A cerimônia foi presidida pelo co-vereador Delmar Matias e contou com a participação das co-vereadoras Flávia Almeida, na 1ª secretaria e Eunice Tchê, na 2ª secretaria. Ao lado dos co-vereadores Eni Ribeiro, Jonathan Soares e Raimunda Oliveira, eles integram o mandato coletivo, que apresentou a proposição que originou a solenidade.

Honraria é reconhecimento

De acordo com o Coletivo Nós, a homenagem é mais do que justa por se tratar de pessoas com currículos invejáveis e que se destacam com carreiras de serviços prestados à capital maranhense.

“A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Maranhão pode receber do Legislativo. A concessão dessa honraria é um reconhecimento pela colaboração dos homenageados no desenvolvimento de São Luís. A homenagem é uma forma de reconhecer tudo que eles fizeram, fazem e farão por São Luís”, disse o co-vereador Delmar Matias.

Uma relação de amor

Em seu discurso, Gabriel Furtado, que é defensor público-geral do Estado, destacou a homenagem feita pelo Coletivo Nós e falou de sua relação de amor com a capital. “Esse reconhecimento é uma honra. Espero retribuir com nosso trabalho e a nossa dedicação”, frisou.

Maria Lúcia Gato de Jesus, que é atriz, artista, professora, pesquisadora e bióloga, se emocionou ao falar que jamais esqueceria o momento em que, simbolicamente, recebeu a sua nova certidão de nascimento, se tornando cidadã ludovicense. “É uma felicidade receber essa honraria. Nunca imaginei que iria receber o título de cidadã de São Luís, uma cidade que amo muito e prezo”, disse.

Por fim, José Ribamar Barros Patrício que é técnico de Referências para as Políticas à Saúde do Homem e do Controle do Tabagismo, no Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), destacou a importância desse reconhecimento do trabalho que vem fazendo em favor da cidade. “Mais do que minha contribuição para São Luís, eu gostaria de agradecer a contribuição que a cidade me deu”, revelou.

Os convidados

O concorrido evento, no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi prestigiado por diversas autoridades, dentre as quais a secretária Silva Carla Ferreira, titular da

Secretária de Estado de Relações Institucionais; o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; e o Promotor Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes, que representou no ato o procurador de justiça Eduardo Nicolau.

Também prestigiaram a solenidade os defensores públicos Diogo Oliveira e Elainne Barros; o 2º subdefensor-geral do Estado, Paulo Rodrigues da Costa; o coronel Anderson, Chefe do Gabinete Militar do TCE; o diretor institucional do MP, José Márcio Maia Alves; a coronel Augusta, diretora de segurança institucional da Defensoria Pública; e a senhora Cláudia Gouveia, representando a Rede de Mulheres Negras do Maranhão.

Quem são eles?

1. Gabriel Santana Furtado Soares nasceu em Recife (PE), local em que residiu até o ano de 2008. Ele possui formação em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco, onde se formou bacharel no ano de 2007. Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal na Universidade Gama Filho.

O ano de 2009 foi um ano de grandes vitórias em sua vida. Gabriel Santana Furtado Soares foi aprovado em 1º lugar no Concurso da Defensoria Pública do Estado do Pará, e, em 4º lugar no Concurso da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. Desde esse ano, dedicou-se incansavelmente em defesa dos direitos do povo maranhense e ludovicense.

2. José Ribamar Barros Patrício nasceu no dia 16 de setembro de 1970, no município de Cajapió, interior do Maranhão, filho de Maria das Mercês Barros Patrício, e Getúlio Duarte Patrício (pais de sete filhos).

Graduado em Gestão Hospitalar pela Faculdade Laboro, Especializando em Psicologia e Saúde Mental, pela Faculdade Metropolitana – São Paulo, cursando os MBA’s, em Gestão Hospitalar pela Faculdade Metropolitana – São Paulo e em Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde – Faculdade Laboro.

3. Maria Lúcia Gato de Jesus, mais conhecida como Lúcia Gato, nasceu no dia 09 de janeiro de 1959, em São Paulo, capital, no bairro da Lapa. Ela é atriz, artista, professora, pesquisadora, bióloga e possui uma grande trajetória como militante do movimento de mulheres negras, contribuindo para o combate ao racismo, e fortalecimento da cultura em todos os espaços que caminha.

Atualmente, atua como Técnico de Referências para as Políticas à Saúde do Homem e do Controle do Tabagismo, no Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA); também é responsável pelas programações, formações, capacitações na área técnica sobre álcool e outras drogas e saúde mental, através do Projeto Repensar, Mobilizar e Articular – REMAR e Projeto Fortalecendo Redes, junto à Rede Amiga da Criança.

Cidadania Honorária

A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Maranhão pode receber do Legislativo. A honraria é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.