5 passos a serem seguidos na hora de vender empresa

Em determinado momento da carreira, pode passar pela cabeça do empresário a possibilidade de vender sua empresa. Isso pode ocorrer por diversos fatores: aposentadoria, falta de sucessão para o negócio, necessidade de levantar capital, vontade de investir em novos negócios, entre outros. 

Os motivos certos para a venda de uma companhia sempre precisam ser bem mapeados para que não ocorram equívocos nesse processo que podem levar à sua desvalorização. Também é importante o empreendedor ter certeza sobre sua decisão antes de iniciar os procedimentos de venda. Voltar atrás no meio do caminho pode ser prejudicial para a imagem do seu negócio, e para sua própria imagem como gestor.

Além de saber o propósito da transação, o empreendedor precisa entender também qual é o percentual que ele está disposto a colocar à venda. Para cada percentual há uma implicação diferente. Por exemplo, uma venda de 100% do negócio significa que o investidor se tornará sócio majoritário da companhia. Mas se a ideia é vender para um fundo de investimento, dificilmente a aquisição será de toda a participação na empresa.

Após essas primeiras reflexões, chega o momento de ir para a prática da venda, e isso exige um cuidado para que cada passo seja tomado, sem pular etapas de forma a prejudicar a negociação. Veja abaixo como funciona o processo de vender empresa:

  1. Identifique as informações contábeis e financeiras

Preparar a  empresa para a venda é um processo que pode vir muito antes da realização da venda em si. Isso porque o dono do negócio precisa ter em mãos todas as informações contábeis e financeiras para ter certeza de que a organização está adequada em termos de controle financeiro e planejamento orçamentário antes de ir à mercado.

  1. Aponte melhorias que possam valorizar o negócio

Com essas informações em mãos, é possível identificar quais pontos precisam ser melhorados em termos da operação ou da estratégia para que a empresa seja atrativa aos investidores. Além disso, os principais riscos e passivos precisam ser mapeados para que o empreendedor saiba quais precisam ser solucionados antes da venda, e quais serão transferidos para o potencial comprador.

  1. Faça um valuation profissional

Fazer uma avaliação da empresa é primordial neste processo. Isso vai orientar o empreendedor na hora de escolher qual a melhor e mais adequada oferta de investidores uma vez que a companhia estiver disponível no mercado. A busca por um valor justo vem junto com uma argumentação de venda, e isso se tornará mais consistente na medida em que uma avaliação profissional for feita.

  1. Mantenha o sigilo

O processo de compra e venda de empresas deve ser sempre mantido em sigilo para que a negociação não seja prejudicada. A comunicação sobre a decisão pela venda somente deve ser feita aos clientes, fornecedores e funcionários 24 horas depois da assinatura do acordo. Isso evitará que concorrentes se aproveitem da situação para captar clientes ou até colaboradores da companhia que será colocada à venda com a argumentação de que esse processo pode gerar incertezas ao negócio. Para garantir o sigilo, um acordo de confidencialidade deverá ser assinado com os potenciais investidores interessados em comprar a empresa.

  1. Aja com transparência 

Agir com transparência e honestidade, deixando claro aos investidores não somente os ganhos em comprar o negócio, mas também os riscos embutidos no processo, é um ponto importante para garantir que a reputação do empreendedor – e da própria empresa – não seja manchada. Todo processo de compra e venda passa por uma due diligence, que é quando o comprador identifica os riscos da transação. Se isso não estiver bem mapeado e encaminhado, poderá haver uma responsabilização que manchará a negociação.

Para garantir que todo o processo de vender uma empresa seja feito de maneira segura e profissional, é importante contar com um assessor financeiro em fusões e aquisições que deverá agir com transparência e honestidade. Por isso, é importante também verificar a reputação desse consultor, que atuará em nome do empreendedor durante toda a negociação. A Capital Invest é especializada e conhecida no mercado por oferecer esse tipo de consultoria, auxiliando na compra, venda e avaliação de companhias.

Fonte: Capital Investassessoria especializada em fusões e aquisições.