3ª edição do ‘Terceirão não tira férias’ inicia neste sábado com aulão ao vivo pelo YouTube

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança, neste sábado (18), o ‘Terceirão não tira férias’, projeto desenvolvido pela Secretaria durante as férias escolares, voltado para intensificar a preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares do país. Esse ano, o projeto chega à sua 3ª edição e está cheio de novidades.

Por conta da pandemia do coronavírus, que suspendeu as aulas presenciais nas instituições de ensino em todo mundo, o ‘Terceirão não tira férias’ ganhou um novo lema nesse ano e ‘Fica em casa aprendendo’. O projeto chegou com uma nova roupagem e será realizado completamente à distância, com videoaulas publicadas todos os dias por meio do canal no YouTube da Seduc e também audioaulas que serão veiculadas por meio do rádio, para facilitar o acesso ao conteúdo por parte dos estudantes que residem em localidades que não têm acesso à internet. 

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que nesse ano a estimativa é que as videoaulas e audioaulas beneficiem mais de 80 mil estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual, além de tantos outros estudantes de outras redes de ensino que tenham interesse no conteúdo educativo, para sua preparação ao Enem. “Nos anos anteriores, nesse período de férias nós abríamos as portas de nossas escolas para ofertar essas aulas de revisão aos estudantes. A pandemia não nos permitiu fazer isso, mas não ficamos parados. Temos um time sensacional de professores que está há duas semanas no estúdio, gravando aulas completamente focadas no Enem e demais vestibulares, para que nossos estudantes e tantos outros que estão nesse momento de preparação, possam usufruir destes conteúdos”, declarou.

Cada estudante matriculado na 3ª série do Ensino Médio em escolas da rede pública também recebe uma apostila impressa, para acompanhar as aulas e a resolução de exercícios. O material também ficará disponível em versão digital no site da Seduc, para que outros interessados no conteúdo também possam utilizá-lo. “Uma novidade que teremos esse ano é a distribuição de chips com acesso à internet, para os estudantes da 3ª série. Tudo isso visando facilitar o acesso aos conteúdos por parte daqueles que não têm condições de contratar um pacote de internet. Além de possibilitar que nossos estudantes possam assistir essas videoaulas, eles também poderão, por meio desse pacote, buscar outros conteúdos educativos que têm na rede para intensificar seus estudos. Estamos trabalhando na parte burocrática para a contração e, assim que concluída, esses chips começarão a serem distribuídos aos nossos estudantes”, contou o secretário.

“Um destaque vai para o engajamento dos professores, que inovaram bastante e se disponibilizaram à criatividade, pois além de gravarem as aulas, prepararem os roteiros e mapas de estudos semanal, também estarão com plantão para tirarem as dúvidas que surgirem aos estudantes sobre aqueles conteúdos ministrados. Um verdadeiro time de professores com muito engajamento e disposição para auxiliar os estudantes durante a execução do Terceirão não tira férias “, reforçou a secretária Adjunta de Gestão da Rede e da Aprendizagem, Nadya Dutra. 

Período – 18 de julho a 08 de agosto de 2020.
Formato – 
• 8 videoaulas disponibilizadas de segunda a sexta, no canal da Seduc no YouTube. 
• Disponibilização de apostila impressa para cada estudante da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual e disponibilização de roteiro de Estudo  para  os estudantes acompanharem o desenvolvimento das aulas.
• Aulões ao vivo, aos sábados, para aprofundamento de conteúdos e Tira- Dúvidas com professores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *