Giro de Noticias

1ª Vara de Grajaú aumenta produtividade após plano tático da CGJ

A 1ª Vara da Comarca de Grajaú reduziu em 43,2% o quantitativo de processos aguardando movimentação em secretaria, e em 37,5% o número de ações conclusas há mais de 100 dias aguardando decisão do magistrado, aponta relatório do sistema Termojuris divulgado nesta sexta-feira (4). A melhoria ocorreu após realização de plano tático na unidade, no último mês de agosto, dias 18 e 19, pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).

A magistrada Tereza Nina, coordenadora de Planejamento Estratégico da CGJ, chama atenção para o incremento de dados relativos às metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para a Meta 1, que determina o julgamento de mais processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente (2022), excluídos os suspensos e sobrestados no mesmo período, a 1ª Vara de Grajaú melhorou 16,8% o índice de cumprimento, passando de 58,5%, na data da realização do plano tático, para 75,3% em novembro. “Essa melhora indica que a unidade corrigiu o fluxo trabalho, priorizando os processos de meta, por isso, até o próximo mês de dezembro a unidade deve alcançar o percentual exigido pelo CNJ”, avaliou.

Na Meta 2, que prevê a identificação e julgamento, até o próximo dia 31 de dezembro, de pelo menos 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2018, a unidade judicial apresentou melhora de 17,8% no índice de cumprimento, passando de 88,4% para 106,2%, percentuais que já atendem aos requisitos dessa meta.

Na Meta 4, que visa priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública e de Improbidade Administrativa, a unidade obteve melhoria de 13,7%. Já para a Meta 5, que determina a redução de 0,5% na taxa de congestionamento em relação ao ano de 2021, o índice de cumprimento foi superado em 5,5%, passando de 90,3% antes do plano tático para 95,8% neste mês de novembro.

Para a Meta 12, que visa identificar e julgar 25% dos processos relacionados a ações ambientais distribuídas até 31 de dezembro de 2021, no período que compreende a data de realização do plano tático e o levantamento dos dados no termojuris, em 3 de novembro, houve um aumento de 100% no índice de cumprimento.