O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

10 formas de se preparar para ser pai

Talvez ela tenha deixado um teste de gravidez positivo na pia, apenas esperando você encontrá-lo ao sair do banho. Ou pode ser a burocracia, as visitas domiciliares e a papelada do processo de adoção finalmente alinhados no momento certo.

Pode ser que tenha levado anos e você tenha perdido a esperança, ou talvez você não estivesse realmente tentando. Independentemente disso, você vai ser pai. Só isso já é motivo para comemorar.

Mas alguns pais de primeira viagem acham esse momento simplesmente aterrorizante, por não terem todas as informações necessárias a respeito da paternidade.

No entanto, pensando em te ajudar a se preparar para a paternidade, desenvolvemos esse artigo que vai te dar algumas dicas que vão ser bem úteis principalmente para os papais de primeira viagem.

Além das dicas que iremos mencionar, vale destacar também que existem diversos cursos disponíveis para os pais de primeira viagem, como, por exemplo, curso com certificado nr 35.

1-  Tudo bem se você não sabe o que fazer

Você não precisa ser perfeito para cuidar do seu bebê. Todo mundo com filhos já foi um novo pai e teve que aprender as cordas também. Contanto que você esteja aberto para aprender a cuidar de seu bebê em vez de assumir que já sabe tudo, você ficará bem.

2- Faça um planejamento financeiro

Não é preciso ser um mago para saber que os bebês custam muito dinheiro. Se você está se perguntando como pode sustentar melhor sua família com essa nova adição, reserve um tempo para realmente sentar e descobrir como o bebê afetará seu orçamento. 

Se as finanças estiverem apertadas, você poderá cortar em certas áreas e criar um orçamento para abrir espaço para os custos de um novo bebê.

3- A vida não será tomada pelo seu bebê

Sim, você passará muito tempo com seu novo bebê. Mas isso não significa que você tenha que sacrificar completamente as coisas que são importantes para você. Se você quiser passar um tempo com os amigos, leve o bebê junto. Um bom amigo não vai te abandonar só porque você tem um bebê.

Da mesma forma, se você ainda quer ter tempo para ir à academia, por exemplo, converse com seu parceiro e veja se você pode criar um cronograma que permita que cada um de vocês tenha um pouco de tempo sozinho todos os dias.

4- Você vai precisar de um tempo sozinho

Falando em tempo sozinho, você pode estar se perguntando se é mesmo realista supor que você terá tempo para si mesmo. A vida certamente parecerá diferente com um bebê, mas você ainda pode encontrar maneiras de ter algum tempo para si mesmo.

A solução mais fácil é fazer uma tag-team com sua esposa ou parceiro. Se você precisar de algum tempo para si mesmo ou quiser aproveitar o tempo com os amigos, simplesmente troque de cuidar do bebê. Se ambos tiverem um pouco de tempo para rejuvenescer, os momentos com seu bebê serão muito mais doces.

5- Você terá um sono ininterrupto eventualmente, mas não imediatamente

O sono é uma grande preocupação para muitos pais de primeira viagem. Os bebês novos não têm um horário de sono estabelecido, o que significa que você não dormirá tanto no começo. No entanto, você e seu parceiro podem negociar a responsabilidade de cuidar do bebê no turno da noite.

Esse truque pode ajudar vocês dois a se sentirem revigorados com mais frequência.

6- O vínculo do pai com o bebê é tão importante quanto o da mãe

Os bebês têm um vínculo estreito com suas mães. Afinal, eles passaram nove meses no ventre da mãe. Mas isso não significa que eles também não se relacionem com seus pais. Não tenha medo de trabalhar para se relacionar com seu novo bebê . Se o bebê chorar, não entregue apenas para a mãe. Quanto mais você os confortar, mais eles se unirão a você.

7- Seu cônjuge não vai se esquecer de você

Seu parceiro vai adorar seu novo bebê, e assim que você ver o bebê, você também. Você e o bebê são duas pessoas diferentes na vida do seu parceiro e eles amam cada um de vocês.

8- Complicações para o bebê são possíveis, mas improváveis

Muitos novos pais se preocupam que algo esteja errado com seu bebê. Este é realmente apenas um medo do desconhecido. Conhecer a probabilidade de defeitos congênitos e complicações pode ajudá-lo a enfrentar de forma realista o que pode acontecer e também reprimir quaisquer medos irracionais.

9- As coisas do bebê estarão em todos os lugares

Só porque você tem um bebê não significa que sua casa precisa ser tomada de repente por brinquedos de bebê. Faça um plano com seu parceiro e reserve espaços específicos para equipamentos de bebê, para que sua casa não pareça muito sobrecarregada.

10- Faça novos amigos

Você não perderá todos os seus amigos solteiros, mas quase certamente fará novos amigos na mesma fase da vida que você. Abrace a fase do pai.