O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Zé Inácio solicita que auxílio emergencial seja prorrogado até junho

O deputado estadual Zé Inácio (PT) protocolou requerimento pedindo à Assembleia Legislativa que encaminhe ao presidente da República, ao presidente da Câmara Federal, ao presidente do Senado Federal e, também, aos deputados federais e senadores do Maranhão, solicitação de prorrogação do auxílio emergencial até o dia 30 de junho de 2021.

O fim do auxílio emergencial e a taxa recorde de desemprego no país (que é de 14,6%, atualmente) podem levar o Brasil a uma explosão social, o que agravará ainda mais a pobreza entre as famílias brasileiras. Somada a isso, a inflação de alimentos e da cesta básica atinge em cheio a renda dos mais pobres.

“O auxílio emergencial, como se sabe, socorreu milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Segundo o IBGE, 41% dos domicílios brasileiros receberam a auxílio emergencial em novembro de 2020, o que representa cerca de 28 milhões de famílias atendidas pelo benefício. Com o fim do auxílio, a desigualdade pode retroceder aos anos 1980”, diz Zé Inácio.

A atual situação do Brasil e do mundo revela que a pandemia chegou mais forte em 2021, com números de casos e mortes aumentando drasticamente e preocupando as autoridades mundiais. Somente no Brasil, mais de 220 mil mortes por Covid-19 já foram registradas até a presente data e mais de 9,2 milhões de pessoas infectadas lutam para se recuperar da doença.