Yglésio solicita ações de contingência contra mutações do novo coronavírus

Sabendo da crescente preocupação em relação às novas mutação do novo coronavírus, que vêm contaminando pessoas em todo o mundo, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) solicitou ao Governo do Estado que providencie ações de contingência, barreiras mais efetivas que possam evitar a chegada dessa variante ao Maranhão por meio dos portos, aeroportos e rodovias maranhenses.

As autoridades mundiais em saúde afirmam que a nova variante do coronavírus apresenta maior potencial de transmissão do que o Sars-Cov-19, vírus causador da Covid-19, doença que já matou mais de 200 mil pessoas no Brasil e 4.562 no Maranhão, mas ainda não há estudos que determinem o grau de infecção causado pelas novas cepas.

O deputado relembrou o que foi feito pelo Governo do Estado antes da chegada da Covid-19 no Maranhão e destacou a importância da prevenção desse novo vírus.

“Assim com foi feita antes dos primeiros casos de Covi-19 no Estado, é preciso que sejam tomadas medidas de proteção contra essa nova variante do coronavírus. Isto porque, apesar de ter sintomas semelhantes aos da Covid-19, não sabemos, ainda, o seu nível de periculosidade. Logo, frente ao crescente número de pessoas infectadas por esse vírus e até mesmo pela Covid-19, é preciso que o Governo do Maranhão tome precauções e ajude a proteger a nossa gente”, concluiu o parlamentar.

Recentemente, o Ministério de Saúde do Japão notificou as autoridades brasileiras sobre a chegada de quatro viajantes ao aeroporto de Haneda, no dia 2 deste mês, vindos do Amazonas, com uma variante tendo 12 mutações. Segundo as autoridades japonesas, os pacientes apresentaram sintomas como dor de cabeça, problemas respiratórios e febre. Um deles não apresentou sintomas.