Yglésio destina 500 mil para pavimentação de ruas em São João dos Patos

Verba parlamentar no valor de R$ 500 mil foi indicada pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) à Secretaria de Estado das Cidades para pavimentação de ruas em São João dos Patos. A obra será feita em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, sob a coordenação do secretário Murilo Andrade de Oliveira e do subsecretário Rafael Velasco Brandani. Os bloquetes serão produzidos por internos do sistema prisional.

Para a pavimentação das ruas no município, serão utilizados bloquetes, pois diferente do asfalto, esse material tem maior custo-benefício, já que será produzido pelo próprio Estado e sairá da fábrica a preço de custo, sem qualquer margem de lucro. Além disso, possuem maior durabilidade e resistência do que o asfalto.

Outra vantagem dos bloquetes, como explica o subsecretário Rafael Velasco Brandani, é que, no caso de manutenção nas ruas, a exemplo da substituição de tubos d’água, o município não terá custos para repor, pois é possível remover e instalar novamente o mesmo material.

“Com a manutenção na rede de esgoto, por exemplo, a empresa corta o asfalto inteiro e a gente fica muitos dias aguardando para que seja feita a composição. Então, é uma vantagem a longo prazo, pois você não precisa ficar refazendo rua o tempo inteiro. Ela é instalada. Tem uma durabilidade maior do que a do asfalto e a manutenção é facílima de ser realizada”, disse o subsecretário.

A ideia de levar esse tipo de pavimentação ao município de São João dos Patos, segundo Yglésio, é uma forma de “unir o útil ao agradável”. “Levando esse tipo de pavimentação, o município terá melhorias significantes na estrutura de algumas de suas vias e os internos, além de contribuir para a construção do Estado, poderão exercer atividades profissionais, receber por isso e ainda terem redução de um dia de suas penas a cada três dias trabalhados, como diz a lei”, informou o deputado.

No município de São João dos Patos, em relação à instalação do material, que ainda não tem data definida, será realizada uma parceria com a Prefeitura do município para que possa contribuir com o projeto, levando qualidade de vida a tantas pessoas.